Parceria permitirá planejar e avaliar políticas públicas na área da Saúde

30 Nov, 2018 16:58:29 - Política

Santa Catarina 

Com apenas um clique o governo do Estado e os municípios catarinenses vão acessar dados que possibilitam a avaliação das filas de espera e o planejamento da prestação dos serviços de saúde a partir das necessidades da população. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) firmou, na noite de quarta-feira (28/11), parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC) para disponibilizar o "BI das listas do SUS", ferramenta que utiliza técnicas de Business Intelligence.

"O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no primeiro dia do 69º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorre no município de Nova Veneza. O evento, que começou na quarta-feira e segue até sexta-feira (30/11), reúne gestores municipais, técnicos das Prefeituras, da Secretaria de Estado da Saúde e público em geral.

"O 'BI das listas do SUS' é uma ferramenta que possibilita aos gestores e profissionais de saúde analisar as maiores necessidades da população na área da saúde e, a partir delas, definir as melhores estratégias para atender a população e, paralelamente, avaliar se os serviços ofertados na Atenção Básica estão sendo efetivamente eficientes e resolutivos para que o acesso a procedimentos de média e alta complexidade decorram de efetiva necessidade clínica do paciente" explica a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Promotora de Justiça Caroline Cabral Zonta. 

O "Business Intelligence" é uma ferramenta que coleta, organiza, analisa e permite a visualização de dados inseridos pelo Estado e municípios catarinenses em uma plataforma. Entre as informações estão o mapeamento dos pedidos de consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos de saúde por região, município e unidade de saúde, e identificação dos procedimentos, classificação de risco, nome do paciente, faixa etária e tempo de espera.

"O objetivo é auxiliar no planejamento e avaliação das políticas de saúde, assim como dos serviços ofertados à população, inclusive para comparar a demanda com a oferta disponibilizada, informação antes invisível para muitos gestores", complementa Zonta. 

Com a parceria, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/SC) irá fornecer acesso direto e online ao MPSC às bases de dados da ferramenta de web service desenvolvida para dar transparência e publicidade às listas de espera do SUS, que obrigam o Estado Catarinense e os seus 295 Municípios a publicarem, na internet, as listas de espera por consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos de saúde realizados no âmbito do SUS.

A Secretaria e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC) também vão fomentar a utilização e alimentação do sistema de regulação (SISREG) pelos municípios e pelas unidades de saúde que prestam serviço no âmbito do SUS, para que todas as demandas de saúde estejam organizadas e o atendimento da população ocorra mediante protocolos clínicos ou por ordem cronológica, de modo a evitar a intervenção ilegal de terceiros. 

O MPSC, por sua vez, irá disponibilizar para a Secretaria e ao COSEMS/SC painéis e análises de Business Intelligence desenvolvidos a partir dos dados inseridos na ferramenta.

A parceria firmada nesta quarta-feira faz parte do Projeto "Transparência nas Listas de Espera do SUS", definido no Plano Geral de Atuação do MPSC 2016/2019 como iniciativa estratégica para combater uma das formas de corrupção na área da saúde. 

"Como Santa Catarina está sendo precursor desse desafiador projeto, não há qualquer parametrização para nortear a atuação e, por isso, é necessário compartilharmos os desafios e avanços na organização, regulação e transparência das listas para que a população tenha acesso aos serviços do SUS de forma mais equânime, eficiente e resolutiva", afirma a Coordenadora do CDH, Promotora de Justiça Caroline Cabral Zonta.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE