Parceria para investimentos no setor elétrico

29 Ago, 2017 16:23:06 - Artigo

A Celesc é uma empresa que cresce à medida que aprimora a infraestrutura de energia elétrica. Por isso, a responsabilidade com recursos financeiros merece destaque quando se fala do plano de obras para os próximos cinco anos. Em busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental, a Celesc tem a obrigação racionalizar a procura por parceiros para novos investimentos.

Com esse objetivo, a diretoria da companhia e o Governo do Estado desenvolvem há dois anos um projeto para pleitear um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O financiamento de R$ 1,2 bilhão irá custear 60% das obras para construção e melhoria do sistema elétrico entre 2018-2022.

Entre as iniciativas estão programadas a construção de 20 novas subestações e a ampliação de 31 existentes; assim como a instalação de 342 km de novas linhas de distribuição e a aquisição de equipamentos, materiais e recursos para áreas de automação e TI.

Para conseguir juros em torno de 3% ao ano, enquanto o mercado oferece taxas, em média, 400% maiores, a Celesc vem adequando as operações para atender às exigências do BID e já antecipou estudos ambientais com a realização de cinco consultas públicas.

O esforço em busca do melhor financiamento faz parte do foco em produtividade e eficiência da companhia e tem rendido à Celesc reconhecimento em nível nacional, como a segunda colocação na Avaliação do Cliente pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), com 88% dos consumidores satisfeitos, enquanto a média nacional é de 76%.

A assinatura do contrato junto ao BID está prevista para setembro, após passar por trâmites oficiais, como a validação dos deputados catarinenses para o Governo do Estado ser avalista no empréstimo. Com essa garantia, a Celesc começará a tirar do papel as novas melhorias que significam um ganho operacional ainda maior para Santa Catarina, equivalente a 20% da capacidade atual do sistema. Esta é a oportunidade de oferecermos um serviço ainda mais eficiente, tecnológico e seguro a todos os cidadãos catarinenses e empresários que aqui atuam.

Cleverson Siewert
Presidente da Celesc

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança