• Parceria entre Unesc e Vigilância Sanitária realiza eventos

Parceria entre Unesc e Vigilância Sanitária realiza eventos

13 Ago, 2018 16:18:08 - Geral

Criciúma (SC)

Estudantes das fases finais dos cursos das áreas de Saúde e de Engenharia da Unesc participam nesta segunda-feira (13/8), de um encontro com a equipe da Vigilância Sanitária de Criciúma. O objetivo é instruir os acadêmicos sobre a legislação e levar informações importantes para os futuros profissionais destas áreas no mercado de trabalho.

O encontro ocorre nos três períodos e aborda os temas “Vigilância Sanitária e Campo de Abrangência”, com a fiscal da Vigilância Sanitária com formação em Enfermagem e Direito Andreia Bertoncini Pereira; “Projeto Básico de Arquitetura/Estabelecimentos Assistenciais de Saúde”, com o fiscal de Vigilância e arquiteto Elízio Vanio Zaccaron; “Vigiagua – Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano”, com o fiscal de Vigilância com formação em Engenharia Química, Samuel Bucco e “NBCL – Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Protetores de Mamilo”, com a fiscal e profissional de Nutrição Gabrielle da Luz.

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o encontro foi idealizado para oferecer oportunidades de capacitação dos futuros profissionais para a boa atuação dentro do processo de promoção e defesa da saúde das pessoas. “A equipe da Vigilância Sanitária está conversando com os graduandos sobre o que eles necessitam de requisitos básicos para o mercado de trabalho”, comenta Fernanda. “Entendemos a importância desse momento para a Instituição e para a saúde coletiva do município”, acrescenta.

Parceria

O encontro comemora também o Dia da Vigilância Sanitária (5/8) e é fruto de uma parceria entre a Unesc e Vigilância Sanitária, firmado em 1º de agosto. A secretária de Saúde de Criciúma, Francielle Gava, contou que a proposta foi comemorar o Dia da Vigilância de uma maneira diferente, já que também é função da Vigilância fazer a promoção, prevenção e orientação. “Hoje nós somos uma equipe muito qualificada de 27 fiscais que também têm formação superior em diversas áreas. O objetivo é ofertar conhecimentos sobre legislações e tudo o que possa estar habilitando e orientando vocês no mercado de trabalho e para saberem onde e como procurar a Vigilância Sanitária”.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Criciúma, Rejane Rosso Dal Pont, conta que o órgão já realizava orientações e palestras em alguns dos cursos da Instituição, de maneira pontual, e pensou em ampliar para que mais acadêmicos pudessem participar. “Conversamos com a Unesc para potencializar a parceira e ampliar o trabalho, aproximando ainda Vigilância dos futuros profissionais e, além de orientá-los, mostrar tudo o que fazemos, que vai muito além de fiscalizar. Há todo um trabalho de orientação, prevenção e promoção junto à sociedade”, afirma.

A abertura do encontro teve ainda a presença do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE