• Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo

17 Out, 2018 16:10:26 - Educação

Criciúma (SC)

Projeto formou mais de 300 adolescentes em três anos de atividades 

Despertar o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região. Este é o objetivo do Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Jovens Lideres: Empreendedores Sociais e Promotores de Direitos Humanos), realizado pela Unesc em parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional Abílio Paulo) de Criciúma. De terça a quinta-feira (16 a 18/10), ocorre o encerramento das atividades desenvolvidas desde fevereiro de 2018 com alunos do curso Técnico em Administração do Cedup. A conclusão dos trabalhos deste ano ocorre com uma apresentação teatral da obra “O Monge e o Executivo”, adaptada pelos estudantes.

Com lições de vida, família e liderança, os 150 participantes alcançaram o objetivo do projeto. “Eles compreenderam o que buscamos desde o início nas aulas. Ao auxiliar o jovem a assumir seu papel de líder na sociedade podemos garantir um futuro próspero, com decisões mais assertivas e iniciativas que vão contribuir com a vida em coletivo”, afirma a professora e coordenadora do PDL Jovem, Cristiane Dias.

Processos de aprendizagem

O projeto iniciou em fevereiro, junto ao ano letivo do Cedup, e atuou em três fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre educação, direitos humanos e questões ligadas a relações interpessoais. Na segunda parte, foi a vez de falar sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos. Na etapa final, os participantes iniciaram a preparação da peça teatral.

Cristiane explica que em 2018 o Projeto recebeu um importante reforço e conseguiu ser mais completo em educar para o futuro. “Tivemos um ganho essencial neste terceiro ano. Ao passar a fazer parte do curso Técnico em Administração pudemos trabalhar de forma interdisciplinar, expandindo os conhecimentos compartilhados e realizando uma abordagem mais completa ao longo das aulas”, destaca.

A atividade final também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH (Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos) e CER (Centro Especializado em Reabilitação).


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE