• Parceria entre Unesc e Abadeus garante a qualificação de jovens

    Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar é desenvolvido na associação

Parceria entre Unesc e Abadeus garante a qualificação de jovens

25 Ago, 2017 10:50:34 - Educação

Criciúma (SC)

Proporcionar qualificação profissional, oportunizar o ingresso no mercado de trabalho e melhorar a qualidade nutricional e higiênico-sanitárias das refeições produzidas e oferecidas à população em geral. Esses são alguns dos objetivos do projeto de extensão “Culinária Profissional e Segurança Alimentar”, desenvolvido pela Unesc e que iniciou uma nova turma nesta quinta-feira (24/8) na Associação Beneficente Abadeus, no Bairro Cristo Redentor, em Criciúma. 

No primeiro semestre deste ano (2017) participaram mulheres, com idade entre 18 e 55 anos, moradoras do mesmo bairro, selecionadas pela instituição. Neste semestre, vão participar 16 adolescentes, que fazem parte do curso de jovens aprendizes da Abadeus. As aulas práticas e teóricas serão ministradas durante 12 encontros por duas bolsistas e uma voluntária, todas acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade e supervisionadas por professores.

Durante o curso, os jovens aprenderão sobre alimentação saudável; nutrição básica; história da gastronomia, cardápios; restrições alimentares (doença celíaca e intolerância a lactose); aproveitamento integral; panificação e confeitaria; saladas; cereais e massas; carnes, aves e pescados e boas práticas de manipulação de alimentos.

História e compromisso

No último semestre de 2016, ocorreu a formatura da décima turma do projeto da Unesc, que durante anos qualificou profissionalmente mulheres dentro do presídio Santa Augusta. Todos os participantes recebem certificados e são encaminhados ao Sine (Site Nacional de Empregos) de seus municípios, para serem inseridos no mercado de trabalho. Os participantes sempre são selecionados pelas entidades parceiras da Universidade, como a Abadeus e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), nos últimos dois anos. A capacidade da cozinha desses locais, determina o número de participantes. Geralmente o número máximo é de 20 por semestre.

“Nossa meta continua sendo implantar oficinas de culinária e curso de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos em comunidades carentes, beneficiando diretamente adultos e jovens economicamente excluídos, fornecendo as ferramentas necessárias para atuação em diferentes tipos de estabelecimentos alimentícios, como cozinheiros, qualificando-os para trabalhar em unidades de alimentação e nutrição institucionais ou comerciais”, afirma a coordenadora do projeto de extensão, Fabiane Fabris.

Segundo a professora da Unesc Janete Trichês, também participante do projeto, o ensino, a pesquisa e a extensão são práticas interligadas, que contribuem para a formação de universitários mais sensíveis e comprometidos com a problemática da vulnerabilidade social. “A comunidade ganha futuros profissionais muito mais qualificados para o mundo do trabalho. A qualificação dará melhores salários e cidadania aos participantes”, comenta Janete.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal