• Parceria entre Afasc e Unesc permite aulas gratuitas de natação para idosos

Parceria entre Afasc e Unesc permite aulas gratuitas de natação para idosos

07 Nov, 2018 16:43:12 - Variedades

Criciúma (SC)

Esportes aquáticos como biribol, polo e basquetebol, é o que anima os idosos atendidos pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) nas tardes de terças e quintas-feiras, na piscina do curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As atividades que fazem parte do projeto Tartaruga, são desenvolvidas para atender pessoas da terceira idade, portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), moradoras dos bairros do Território Paulo Freire.

Segundo a coordenadora do departamento de Grupo de Idosos, Nézia João Pereira, as atividades físicas que os idosos praticam, deixam eles com mais disposição para as tarefas do dia a dia. “Essa parceria tem fortalecido as atividades que realizamos com nossos idosos nos bairros. Eles estão felizes por aprender a nadar, mas o que mais tem enchido eles de orgulho e verem que podem praticar atividades físicas diversificadas, e se sentirem cada dia mais dispostos”, comenta.

Atualmente aproximadamente 40 idosos estão praticando as aulas de natação com os acadêmicos do curso de Educação Física, sob a orientação do professor Luciano Acordi da Silva.

De acordo com o professor responsável, o projeto batizado como Tartaruga, tem como objetivo melhorar a autonomia funcional e a saúde mental através da prática de natação. "O Tartaruga tem como objetivo maior provocar um estilo de vida ativo e independente nos idosos. Na próxima fase do projeto, os idosos aprenderão a realizar atividades físicas de força funcionais, com materiais recicláveis em suas próprias residências, afim de adquirirem independência física. Sabemos que para uma boa saúde, o mais importante é se exercitar com regularidade, sendo dentro ou fora da água”, afirma Luciano.

Vagas abertas para o próximo semestre

Por semestre são abertas 100 vagas para o Projeto Tartaruga, que podem ser preenchidas por idosos que participam das atividades da Afasc e moram nos bairros: Santo André, São Defende, Nova Esperança, São Sebastião, Progresso, Vila Belmiro, Jardim União, Santa Luzia, Vila Manaus, Mineira Velha, Mineira Nova, Imperatriz e São Francisco.

Para participar das atividades, os interessados devem passar por um processo de triagem que acontece no início de cada semestre. Para informações, entrar em contato com a Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados pelo telefone: (48) 3431-4553.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança