• Palestras alertam idosos da Afasc sobre direitos e saúde

Palestras alertam idosos da Afasc sobre direitos e saúde

03 Out, 2018 16:42:33 - Geral

Criciúma (SC) 

Encontros estão sendo realizados no Centro de Convivência e conta com a participação de idosos das oficinas do CCTI e dos Grupos de Idosos dos bairros

Com o objetivo de orientar a população idosa sobre os saúde, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) recebeu na tarde desta quarta-feira (3) o médico coloproctologista, Humberto Marten. O especialista palestrou sobre prevenção do câncer de intestino. Já na terça-feira (2), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), falou sobre os direitos violados dos idosos.

Segundo o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, ações fazem parte do planejamento da Afasc, em levar até os idosos, durante está semana, assuntos pertinentes as pessoas da terceira idade. “Essa semana preparamos muitas atividades em prol as pessoas idosas, entre elas estão essas palestras, que estão ampliando o conhecimento sobre os direitos e a saúde da população idosa. Queremos fortalecer a luta em defesa dos direitos de quem tem mais experiência de vida. Hoje já temos avanços consideráveis, que possibilitaram maior inclusão desse público em diversas atividades”, destaca.

Muitas medidas positivas foram criadas, entre elas está a Política Nacional do Idoso, que está regulamentada pela Lei 8.842/94. A maior transformação veio quando foi regulado o Estatuto do Idoso pela Lei 10.741/2003, que completou 15 anos na última segunda-feira (1).

Para a assistente social do CREAS, Mariela Paseto, o conjunto de normas possibilitou a adoção de políticas voltadas para essa população. “A população idosa está crescendo muito, pois as famílias estão diminuindo. Mas nós enquanto profissionais percebemos que muitas pessoas nessa faixa etária sofre toda forma de violência, e esse é um assunto que os idosos precisam estar integrados sobre seus direitos, já que violência não é apenas a física. A velhice os papéis se invertem, é nessa hora que os filhos, que durante muito tempo foram cuidados, receberam carinho, precisam retribuir esse mesmo amor que lhes foi dedicado”, comenta a assistente social.

Nesta quinta-feira (4), a partir das 13h30, os idosos participarão do Festival da Terceira Idade no Criciúma Shopping. Apresentações culturais e baile animarão a tarde.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal