Palestra sobre RPPS e contas dos prefeitos encerra seminário

21 Nov, 2016 08:48:17 - Política

Florianópolis (SC)

Implicações dos desequilíbrios atuariais dos regimes próprios de previdência social nas contas anuais de prefeitos, responsabilização, sanções, limites legais, além das reformas em discussão no Congresso Nacional e possíveis mudanças no sistema foram objeto de palestra do I Seminário Catarinense de Gestão e Controle de Regimes Próprios de Previdência Municipais (RPPS)”, do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A abordagem foi feita pelo diretor de Controle dos Municípios (DMU) do TCE/SC, auditor fiscal de controle externo Moisés Hoegenn, na manhã desta sexta-feira (18/11), no auditório da Instituição, em Florianópolis.

Em sua exposição, Hoegenn afirmou que a questão previdenciária, no âmbito dos municípios, é o grande problema da administração pública “e que, inclusive, pode se tornar, em futuro próximo, mais uma restrição de ordem gravíssiva a ensejar a rejeição das contas”. Ao apresentar um panorama sobre o futuro dos municípios, o diretor do TCE/SC ressaltou que não há mais espaço para “malabarismos fiscais”. “Ou assumimos a austeridade nas contas públicas ou teremos terra arrasada”, destacou. Salientou que o Tribunal de Contas vem fazendo o seu papel, no sentido de acompanhar a gestão municipal, com emissões periódicas de alertas, para auxiliar os prefeitos na boa condução da administração.

Cerca de 230 participantes, entre gestores e conselheiros de RPPS, controladores internos, secretários municipais de Administração e de Finanças e presidentes de câmaras municipais participaram do evento. A capacitação foi coordenada pelo Instituto de Contas (Icon) — órgão responsável por promover a política de educação corporativa — e pela Diretoria de Controle dos Municípios (DMU) do TCE/SC.

A iniciativa integrou o Programa de Interação com a Sociedade e foi desenvolvida no âmbito da ação Cidadania Ativa, que busca ampliar as oportunidades de integração entre os controles externo, exercido pelo Tribunal, e social, realizado individual ou coletivamente, pelos cidadãos.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal