• Palestra orienta sobre prevenção de câncer de boca

Palestra orienta sobre prevenção de câncer de boca

17 Mar, 2017 11:13:50 - Saúde

Urussanga (SC)

Os profissionais da Saúde Bucal de Cocal do Sul participaram no dia 15, de uma palestra com o Cirurgião-Dentista Buco Maxilo Facial do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, Thiago Serafim Cesa. Com o tema “Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Boca”, o encontro teve como objetivo capacitar e orientar os profissionais da saúde bucal visando à prevenção e detecção precoce de sinais suspeitos de câncer de boca.

Para a coordenadora da Saúde Bucal de Cocal do Sul, Jaqueline Bez Birolo

o tema é de suma importância, pois o câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. “O problema atinge mais os homens, acima dos 40 anos.  O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, além do consumo regular de bebidas alcoólicas. Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras. A exposição ao sol sem proteção também representa um alto risco para o câncer de lábios”, relata.

Autoexame

Para ser diagnosticado, o procedimento é simples. Basta fazer o autoexame da boca. Uma técnica que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Quem usa dentadura deve retirá-la para fazer o autoexame. Entretanto, ele não substitui o exame clínico realizado pelo profissional de saúde. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.

“Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado. E, se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura”, finaliza Jaqueline.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE