• Pais recebem dicas para auxiliar na maturidade emocional dos filhos

Pais recebem dicas para auxiliar na maturidade emocional dos filhos

09 Nov, 2018 13:48:09 - Geral

Içara (SC)

“Filho hóspede não é bom aluno”. Com essa afirmação, o psicológico, pai e professor Marcos Meier falou para mais de 500 pais na noite de ontem, no Salão São Donato, sobre limites e repassou orientações para que as crianças e adolescentes tenham saúde e maturidade emocional.  O evento fez parte do Projeto Família em Ação, organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, que tem como objetivo aproximar os pais/responsáveis do cotidiano escolar dos filhos.

Segundo Meier, participar em casa requer pertença, responsabilidade e utilidade. "Os filhos hóspedes são aqueles que só estudam, dormem e se alimentam, não executando nenhuma atividade para auxiliar a família e adquirir responsabilidade. Quando uma criança ajuda em casa, com simples tarefas, elas criam o sentimento de pertença, que faz parte da saúde emocional das crianças e adolescentes", colocou.

O psicólogo ainda abordou a questão da adiação da satisfação do prazer. “Para os filhos terem maturidade emocional é preciso adiar a satisfação do prazer. Ou seja, se ele for fazer o vestibular o alguma prova, é preciso deixar o Facebook, o videogame e até a namorada para depois”, falou.

"A educação do seu filho é como um trem. São sob dois trilhos que ele deve andar: afeto e autoridade. O afeto é a base da autoridade. Ouça o seu filho. Brinque com ele, é preciso ouvir os filhos. Gaste tempo para ouvir. Dê espaço para construir essa intimidade. Com isto, você consegue delegar tarefas e deveres sem deixar se demonstrar o quanto o ama”, ressaltou.

“Que possamos levar esses ensinamentos adiante e utilizarmos todas as dicas nesse papel tão complexo, desafiador e gratificante que é o de sermos pais”, colocou a presidente da FAI Ceneli de Freitas Gastaldon, que representou no ato o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

“Nós trabalhamos com os bens mais preciosos de vocês, que são seus filhos, por isso precisamos ter essa ligação. O amor à profissão e aos filhos de vocês é o que nos guia em cada ação, atividade, e nos leva a organizar eventos como o de hoje. Essa é uma das ações, entre as tantas outras que são desenvolvidas nas escolas. Nós gostaríamos que todos pudessem ter essa disponibilidade de estar perto, para acompanharem o que estamos trabalhando. A escola está de portas abertas para recebê-los”, destacou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.  

A abertura do evento contou com a apresentação da Associação Coral Içara.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE