Padre Schuler realiza encontro para incentivar educação integral

24 Nov, 2016 14:46:52 - Educação

Cocal do Sul (SC)

Incentivar e orientar os pais de alunos que irão para o 1º ano do ensino médio sobre o novo programa de educação integral na Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler. Esse foi o objetivo do encontro que reuniu centenas de participantes no auditório do Centro de Pastoral da Igreja Matriz de Cocal do Sul, na noite de quarta-feira (23). O evento foi ministrado pela Diretora da Instituição, Karla Scarpato e contou ainda com a presença da Gerente Regional de Educação de Criciúma, Jucilene Antonio Fernandes, a Vice-prefeita do município, Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Educação Ana Paula Cechinel e coordenadoras, professores e representantes da APP.

A partir de 2017, a Escola Padre Schuler irá oferecer educação integral por meio do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Governo Federal. O projeto visa oferecer carga horária ampliada aos estudantes do primeiro ano do ensino médio e conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, Natura e Banco Itaú.

Segundo a Diretora, Karla Scarpato a escola já realizou reunião com os professores, alunos, participou de treinamento em Florianópolis e agora compartilha desta boa notícia com os pais dos alunos que poderão ser beneficiados. “Foi um encontro positivo. Os pais se mostraram interessados com o programa, tiramos todas as dúvidas e acreditamos que o projeto tem tudo para dar certo”, avalia.

A expectativa da escola é iniciar o projeto com a adesão de 120 alunos no 1º ano. “Esse é um grande passo para a educação. É importante que a escola ofereça um olhar diferenciado porque os novos desafios que vivenciamos precisam de uma escola nova, onde os alunos aprendam mais nas diversas áreas do conhecimento. E, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades para viver, conviver, trabalhar e aprender. Uma escola onde os alunos escolham e constroem seus caminhos pessoais e profissionais juntamente com os professores que estarão engajados. Esse é o nosso propósito com a educação integral, o que vai fazer com que esses jovens sejam protagonistas e agentes da transformação”, ressalta a Diretora Karla.

As matrículas para o ensino integral já estão acontecendo na escola. Os interessados deverão apresentar fotocópia dos documentos pessoais, histórico escolar/atestado de frequência e comprovante de residência na secretaria. O prazo para garantir a vaga vai até o dia 02 de Dezembro de 2016. A Escola Schuler também está aberta para receber alunos de outras instituições. A ideia é que o aluno permaneça na escola quatro vezes por semana, nos períodos matutino e vespertino, onde também terá direito a alimentação e
transporte.

Saiba mais sobre o Programa de Ensino Integral

A Escola Schuler foi uma das 14 escolas contempladas em Santa Catarina com o Programa Federal. O modelo é adotado nos Estados Unidos e na Europa e busca preparar o jovem para encarar os desafios da vida. “Essa é uma oportunidade para o jovem e para os pais que sonham com uma preparação focada para o futuro de seus filhos para que possam enfrentar a vida com autonomia. A grade curricular é muito rica e com foco nesta proposta. Além de transmitir os conteúdos, a escola será mediadora desse desenvolvimento como um todo na vida do aluno”, frisa a Diretora.

Quatro áreas serão priorizadas no modelo 

No modelo do Ministério da Educação, as aulas no ensino médio em tempo integral passaram de 800 para 1,4 mil horas/ano. Os estudantes matriculados terão acesso a uma grade curricular diversificada em duas linhas: áreas do conhecimento e núcleo articulador. A proposta na área do conhecimento é trabalhar as quatro áreas que o Enem aborda, sendo Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Além disso, novas aulas serão incluídas por meio do núcleo articulador. As aulas de projetos de vida, de intervenção, de pesquisa e estudos orientados irão proporcionar aos estudantes viagens de estudo, pesquisas de campo, música, teatro, idiomas, atividades esportivas, empreendedorismo, entre outros.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE