• Padre e doze jovens da Diocese de Criciúma viajam

Padre e doze jovens da Diocese de Criciúma viajam

20 Jul, 2016 14:24:59 - Variedades

Criciúma (SC)


Era pouco mais de 10 horas da manhã quando o ônibus partiu. Da Praça do Congresso, em Criciúma, onde em 1946 foi celebrado o Congresso Eucarístico Nacional, para Cracóvia, na Polônia, terra que viu nascer e dar os primeiros passos na vocação o inesquecível Papa João Paulo II.

A delegação formada pelo pároco da Paróquia São José, Padre Antônio da Silva Miguel Júnior, e mais 12 jovens – a maioria de Criciúma, sendo que um é de Sombrio e outra de Urussanga – estava eufórica na manhã desta quarta-feira, 20. Para uns, a primeira vez em uma Jornada Mundial da Juventude; para outros, uma sedenta vontade de reviver tudo o que experimentaram na última edição do evento mundial, em 2013, no Rio de Janeiro.

“A Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia será a mais significativa que já tenha existido, acredito, porque João Paulo II foi o fundador da JMJ e agora nós estamos indo para a terra dele, onde ele santificou e iniciou todo o seu ministério; terra de Santa Faustina, onde houve a aparição de Jesus Misericordioso. Estamos indo ao encontro da misericórdia de Deus”, declarou o seminarista do 1º ano de Filosofia, André Cardoso Dallo, 20 anos.

Nesse misto de ansiedade e alegria, os jovens iniciaram sua peregrinação tendo como primeiro destino o embarque no Aeroporto de Porto Alegre, às 19h30min de hoje. O vôo seguirá para Lisboa (Portugal) até Frankfurt (Alemanha), tendo como destino final a capital polonesa, Varsóvia, aonde o grupo chega amanhã (21) à noite.

Jovens também visitarão pontos turísticos históricos e religiosos

Conforme o padre Antônio Júnior, antes de participarem da JMJ, que acontece de 27 a 31 de julho, os jovens conhecerão a Catedral de Varsóvia, o Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, as minas de sal de Wieliczka e o campo de concentração de Auschvitz. “Uma grande expectativa também está na visita ao Santuário da Divina Misericórdia, justamente por estarmos no Ano da Misericórdia, e depois vamos participar de toda a Jornada. Estaremos lá desde segunda-feira, quando do início da Jornada, até domingo, na despedida e envio do Santo Padre, o Papa Francisco. Depois partiremos para Lisboa e vamos visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Passaremos o dia todo no Santuário, onde vamos rezar a santa missa, que marcamos em ação de graças, agradecendo à Virgem Maria, mãe da providência, por tudo aquilo que conseguiu e intercedeu para que pudéssemos participar dessa Jornada”, salienta padre Júnior.

Grupo será acolhido em casa religiosa

Os jovens da Diocese de Criciúma serão acolhidos por uma congregação de religiosas, por intermédio do padre rogacionista Wladislau Milak, natural de Criciúma, que acompanhará o grupo durante todo o itinerário. A juventude retorna ao Brasil no dia 03 de agosto.

Pais orgulhosos pelos filhos

Enquanto os jovens vivenciam a experiência de encontrar o Papa e outros jovens do mundo inteiro, os pais permanecem aqui, felizes, em sua espera. “É uma alegria imensa que sinto por ela participar desse encontro com o Papa, com os demais jovens da cidade de Criciúma, da nossa Paróquia São José. É uma alegria para nós e para ela, mais ainda. Pelos que estamos vendo aqui, a movimentação de todos os pais, temos certeza de que será inesquecível para todo mundo”, afirma Carlito Lobo, pai da jovem Vanessa.

Diocese em sintonia com a JMJ

Paralela à JMJ Cracóvia 2016, os jovens da Diocese de Criciúma que permaneceram aqui são convidados a participar da Peregrinação da Juventude. A atividade terá início com a missa na Catedral São José, no sábado, 30, às 17h, seguida pela caminhada até o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. A chegada está prevista para às 21h. Haverá momentos de animação com cantos, adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação com o Padre Daniel Zilli, terço e vigília até às 05h da madrugada de domingo, quando a juventude acompanhará, ao vivo, a missa de encerramento da JMJ pela televisão.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal