• Padre Antônio Júnior assume a Coordenação Diocesana de Pastoral

Padre Antônio Júnior assume a Coordenação Diocesana de Pastoral

05 Fev, 2019 16:52:20 - Variedades

Criciúma (SC)

Na manhã desta terça-feira, 05, após celebração com os funcionários na capela da Cúria Diocesana, o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, deu posse, oficialmente, ao Padre Antônio da Silva Miguel Júnior, na missão de Coordenador Diocesano de Pastoral.

Padre Antônio Júnior já fora anunciado, durante reunião do Conselho Diocesano, em 20 de outubro do ano passado, em Araranguá. Ele assume a função no lugar de Padre Joel Sávio, que conduziu os trabalhos durante os últimos seis anos e iniciou, na noite de domingo, 03, nova missão como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na região da Boa Vista, em Criciúma.

Padre Antônio Júnior conciliará a atividade com o último ano do curso de Mestrado em Direito Canônico, uma semana por mês, em Florianópolis, a serviço da Câmara Eclesiástica da Diocese de Criciúma, que trata sobre os casos de nulidade matrimonial, além da missão de pároco da Paróquia São José (Catedral).

"Hoje temos um momento histórico, muito especial em nossa Diocese, que é a presença do padre Antônio Júnior como coordenador de pastoral. Como ele vai estar muito presente aqui, no meio de vocês, entre nós, queríamos fazer a leitura oficial de sua nomeação" - disse Dom Jacinto aos funcionários da Cúria, na presença de padre Joel, este que fez a leitura da provisão.

"É uma função bem dedicada a do coordenador diocesano de pastoral. Padre Joel fez isso durante seis anos; após três anos, poderia se renovar. Mas isso é algo próprio da nossa Diocese, porque em outras dioceses é por tempo indeterminado. Como é uma função que tem que estar acompanhando tudo, pastorais, movimentos e grupos, muito procurada, aqui é o ambiente onde vocês todos têm muita proximidade. Isto tudo foi rezado e trabalhado durante um ano inteiro. As transferências não são feitas de um mês para o outro. Pensamos um, dois anos antes como será aquele ano, como iremos fazer, como será possível. Uma das coisas que sempre preocupa, em uma diocese, é a coordenação, porque depende bastante do trabalho do coordenador junto aos coordenadores dos movimentos, grupos, pastorais todas para o andamento da Diocese. Graças a Deus, nossa Diocese está bem. Ninguém é perfeito, mas podemos nos orgulhar pela nossa caminhada", frisou Dom Jacinto.

O mandato do coordenador diocesano de pastoral, após aprovação em Assembleia Diocesana, passa, a partir de agora, para dois anos. Dom Jacinto afirmou que para o exercício da função é importante a experiência na caminhada paroquial e pastoral e recordou o compromisso assumido por padre Joel ainda recém ordenado presbítero e o desafio de aprender e conduzir.

"Se todos assumirmos, o coordenador coordena, anima e as coisas vão andando. O importante é que o coordenador esteja sempre atento a tudo que vai acontecer. Queremos, primeiro, agradecer ao padre Antônio Júnior por ter assumido. Tivemos bastante preocupação sobre o que iríamos fazer. Será um ano puxado para ti, padre Antônio, mas és jovem e darás conta de tudo. Nesse ano de 2019 teremos também a alegria de ir para a nova cúria; será bom e o ambiente favorecerá para muitas coisas. Nesse sentido, nós nos alegramos, padre Antônio pelo teu trabalho e estudo, que são um serviço para a Diocese, agora somado a coordenação de pastoral", finalizou o Bispo, que pediu o apoio dos funcionários ao novo coordenador, especialmente nos tempos em que precisará se ausentar em razão dos estudos.

"Agradeço a Dom Jacinto pela confiança e pelo convite para estar nesta missão da coordenação. Também ao padre Joel, pelos anos todos que ficou, sendo que já tivemos algumas reuniões nesse período de transição. Quem está chegando precisa ouvir muito, aprender muito, escutar, perguntar. Portanto, certamente vou perguntar muito a vocês para ir tomando tento de como as coisas vão. Uma coisa é você estar na paróquia, ver a coordenação, ir às reuniões e outra coisa é como acontece, programada, enfim, quando se recebe já o efeito daquilo que é realizado na cúria, programações e tudo mais. Agradeço a acolhida do pessoal da Cúria e que possamos fazer um bom trabalho. Cada qual na sua função, somos uma bela engrenagem: se cada peça funciona bem, as coisas, no final, terminam bem. Vou perguntar muitas coisas para aprender e para que possamos desenvolver o melhor trabalho possível e que Deus nosso Senhor nos ajude para que façamos um bom trabalho!", pontuou o novo coordenador de pastoral.

Ao final da celebração, os padres e funcionários da Cúria, juntos, rezaram pelo ministério de Dom Jacinto que, neste 05 de fevereiro, celebra seus 15 anos de ordenação episcopal, com o lema: "Anuncio-vos a misericórdia".

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança