• Pacientes oncológicos do HSJosé recebem drenagem linfática

    Pacientes que realizaram cirurgia de câncer de mama recebem tratamento diferenciado

Pacientes oncológicos do HSJosé recebem drenagem linfática

22 Dez, 2016 16:05:55 - Geral

Criciúma (SC)

Em 2016 o índice de pacientes com diagnóstico de câncer de mama aumentou. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA houve em Santa Catarina, 2030 novos casos. Em Criciúma o índice não foi diferente e a demanda também aumentou.

O HSJosé presta serviço para pacientes oncológicos desde 1996, por meio da Unidade Oncológica - UNACON com atendimentos de quimioterapia e radioterapia.

Devido a grande procura no tratamento de pacientes, principalmente pacientes diagnosticadas com câncer de mama e que realizaram cirurgia, o serviço de fisioterapia da Instituição viu a necessidade de instalar uma Unidade de Reabilitação Fisioterapêutica na modalidade de drenagem linfática manual.

De acordo com especialistas pacientes com câncer de mama realizam cirurgia para a retirada total ou parcial da mama acometida, incluindo a retirada de linfonodos axilares, ocasionando uma sequela chamada linfedema; essa sequela acomete o braço deixando o paciente com dor e dificuldade de movimentação devido ao excesso de fluído linfático acumulado, gerando uma série de complicações.

“A drenagem Linfática é uma terapia manual realizada com manobras, pressões e movimentos suaves e delicados, de forma lenta e rítmica a fim de estimular o fluxo linfático e a eliminação desse excesso, melhorando o linfedema e consequentemente a movimentação do membro. O resultado é imediato. Este tipo de tratamento é imprescindível na fase pós-operatória imediata, intermediária ou até mesmo tardia, a fim de proporcionar o alívio do desconforto causado por edemas”, ressalta Edilene Rocha Ribeiro (CREFITO 77257), fisioterapeuta do serviço de oncologia do HSJosé.

Além do procedimento realizado na Unidade, as pacientes recebem orientações específicas sobre o posicionamento do membro acometido, bem como os exercícios a serem realizado em casa durante suas atividades diárias.

O atendimento acontece na mesma unidade onde é realizada a quimioterapia, com horário agendado.
No caso de pacientes oncológicos; somente fisioterapeutas especializados ou com aperfeiçoamento na área, realizam o procedimento. As sessões acontecem de duas a três vezes por semana com duração de 40 minutos de atendimento para cada paciente.

“Aqui na Unacon as pacientes são encaminhadas pelos médicos oncologistas, cirurgiões e/ou algum integrante da equipe multiprofissional; após esse encaminhamento são avaliadas pela fisioterapeuta responsável que determina o agendamento e a frequência das sessões. Geralmente é determinado 20 sessões para cada paciente totalmente gratuito. Após o processo a paciente é reavaliada para dar ou não continuidade no tratamento” ressalta Edilene. 

Além do atendimento em fisioterapia na UNACON; com auxílio de professores da UNESC, acadêmicos do curso de fisioterapia também contribuem no atendimento aos pacientes que necessitam de Drenagem Linfática.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews