• Pacientes do HSJosé acolhem o Santíssimo Sacramento

Pacientes do HSJosé acolhem o Santíssimo Sacramento

27 Mai, 2016 00:00:00 - Saúde

Criciúma (SC)

A solenidade de Corpus Christi na capela e corredores do Hospital São José, em Criciúma, nunca fora tão propícia, como nesta época em que a Igreja Católica vivencia o Ano Santo da Misericórdia. Entre as obras de misericórdia corporais pregadas pela Igreja, está a de “assistir os enfermos” e, foi isso o que aconteceu, plenamente, na manhã desta quinta-feira, 26, dia santo de guarda, em todos os quartos do referido Hospital.

“Jesus é o mesmo, ontem hoje e sempre. Passando a Eucaristia, é Jesus que está passando para ser conforto, para dar vida, esperança, saúde a cada um dos doentes”, frisou a vice-diretora e responsável pelo setor financeiro da instituição, Irmã Terezinha Buss, da congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Conforme Irmã Terezinha, o hospital, que conta com 297 leitos, atende, diariamente, entre 650 a 680 pacientes de toda a região.

Em meio as dificuldades financeiras e a boa vontade em atender todos os doentes, a visita de Jesus Eucarístico é conforto e alimento para a fé daqueles que trabalham, servem e também necessitam de saúde. Há muitos anos, a procissão com o Santíssimo Sacramento ocorre na entidade. Na manhã de hoje, pouco depois das 8 horas, teve início a Santa Missa, presidida pelo Capelão do Hospital, padre Samiro Meurer, animada por religiosas e pela comunidade presente. Um grupo de cerca de 30 pessoas acompanhou a procissão com o pão eucarístico até todos os doentes que se encontravam internados e sob observação. Cinco altares foram dispostos para bênção ao longo dos corredores que ligam cada ala da edificação.

“A adoração à Eucaristia é a capacidade de podermos nos inclinar, com toda humildade, com toda a nossa pobreza humana, diante de Jesus que é tão grande, com tão imenso amor e bondade. Devemos buscar dEle a inspiração para nosso sentimento e nosso caminhar cristão, para que sejamos como Ele, partilhando nossa vida”, destacou padre Samiro.

Como o próprio capelão ressalta, a visita com o Santíssimo Sacramento a cada pessoa acamada é algo significativo: muitos são os que se emocionam, chegando até a chorar. “Eles manifestam sua fé através de gestos muito humildes, mas de uma grandeza extraordinária, que brota de sua espiritualidade. É muito bom ir ao encontro deles. O Papa Francisco sempre pede que sejamos essa Igreja que vai, que caminha ao encontro daqueles que precisam e nada mais do que aqueles que estão no leito, impossibilitados de qualquer mobilização ou saída para participar da comunidade”, ressalta o padre.

Em meio a tantos pacientes e cuidadores, encontramos Sérgio Trombim. Católico fervoroso, Trombim, que é de Siderópolis, pediu a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, no dia à ela dedicado, e ao Santíssimo Sacramento, em benefício do pai, que tem 87 anos. “Meu pai tem enfisema pulmonar e duas ou três vezes por ano precisamos interna-lo. Queria muito que ele fosse para casa hoje! Sou de Siderópolis e tenho duas filhas trabalhando na festa de Caravaggio”, relatou, emocionado.

A senhora Catarina Ghisi, 92 anos, de Santa Luzia, ficou feliz em acolher a presença de Jesus. “Tive muito prazer. Minha vida inteira foi dedicada à Igreja e aos padres. Convivi com eles sempre muito bem, assumi a Igreja desde criança e não quero me afastar”, disse.

Outra idosa agraciada com a visita do Santíssimo Sacramento foi a senhora Zita Hoepers, 93 anos, de Forquilhinha. Dona Zita disse ter ficado contente e sua cuidadora, Cida Steiner, também. “É muito importante a visita, uma vez que os doentes não podem ir até a igreja e ela vem até eles”, pontuou.

Uma Igreja a serviço dos enfermos

Além de padre Samiro, que há quatro anos está a serviço da Igreja no Hospital, vários padres á passaram pela instituição. Hoje o HSJ conta com 15 religiosas, envolvidas nos trabalhos em saúde e administrativos e ancoradas na oração, especialmente as que, pela idade ou condição física, já não podem mais trabalhar. “Como elas mesmas definem, estão aqui para rezar pelas outras. Elas rezam pelas demais que estão na missão e no trabalho dentro do hospital”, conta padre Samiro. Nos últimos anos, sob a capelania do padre, mais de 20 mil pessoas receberam o sacramento da unção dos enfermos, além de confissões, orientações e bênçãos.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE