• Pacientes com anemia participam de estudo científico

    A pesquisa em questão acontece em todo mundo

Pacientes com anemia participam de estudo científico

04 Jul, 2018 13:43:32 - Saúde

Criciúma (SC)

O estudo em questão, está em andamento desde dezembro de 2017 no HSJosé, onde pacientes que possuem anemia, são incluídos em uma pesquisa por terem desenvolvido o problema em decorrência de doença renal crônica.

“Hoje no mundo, já existem medicamentos para este tipo de problema, medicações injetáveis para tratamento da anemia; e este estudo, visa justamente, substituir estas injeções por comprimidos, tentando provar que ele possui o mesmo benefício”, esclarece Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM-9170/RQE- 6382); médica Nefrologista do HSJosé e pesquisadora.

Pacientes com doenças renais desenvolvem anemia devido há uma diminuição na produção pelos rins, de um hormônio chamado Eritropoetina; este hormônio é o responsável por estimular a produção de células sanguíneas. A deficiência deste, resulta no desenvolvimento de anemia.

Só podem participar do estudo os pacientes que desenvolveram anemia devido à doença renal crônica, (EPO). Quando escolhidos, os pacientes passam por uma série de avaliações para saber se estão aptos ou não para receber a medicação que esta sendo estudada.

Dentro desta mesma pesquisa, há quatro subtipos de estudos, onde selecionam-se pacientes que dependem  ou não de diálise e pacientes  que usam ou não a reposição de eritropoetina.

O estudo tem duração de quatro anos, mas ainda está em fase de seleção dos pacientes. Durante este período, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar da Instituição e recebem todo suporte necessário para o tratamento, passando por avaliações e exames, durante todo tempo em que fazem uso da medicação.

A pesquisa para substituir o medicamento injetável por comprimidos, acontece no mundo todo com pacientes de diferentes raças e etnias, pois o objetivo é comprovar sua eficácia em todos os tipos de pessoas.

O Centro de Pesquisa do HSJosé é o único em Santa Catarina a participar deste estudo.

HSJosé desenvolvendo Pesquisas desde 2006

O Centro de Ensino e Pesquisa - CEP do HSJosé teve início em 2006, quando o médico pneumologista do Dr. José Albino de Souza (CRM 845/ RQE3075) desenvolvia estudos na área de pneumologia. Por ser sempre atento e incentivador na busca e implantação, a cultura de investigação de fatores associados às doenças; hoje o centro de Pesquisas da Entidade leva o seu nome.

Após alguns anos de estudos e pesquisas sendo desenvolvidas dentro da Instituição, o CEP, ganhou uma coordenação e estipulou seus objetivos. Hoje o centro, por meio de seus pesquisadores e responsáveis, busca desenvolver estudos laboratoriais e clínicos para a identificação de fatores que influenciem o diagnóstico, desenvolvimento e correção de patologias.

“Com mais de 10 pesquisas em andamento, o serviço de pesquisa clínica proporciona inúmeros benefícios acerca de estudo, crescimento institucional e ao paciente. Os participantes, por exemplo, tem acesso a novos medicamentos ainda não disponibilizados no país e com isso, maior chance de um tratamento bem-sucedido. Por outro lado, haverá um crescimento profissional e técnico em paralelo, uma vez que ambos estarão frequentemente se atualizando e familiarizando com as novas terapias”, destaca Dra Danusa Damásio – coordenadora de estudos do HSJosé.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara