• Outubro Rosa: prevenção é fundamental

Outubro Rosa: prevenção é fundamental

01 Out, 2018 14:22:00 - Saúde

São Paulo (SP) 

Outubro Rosa: prevenção é fundamental  

Estima-se 59.700  novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-1019, com um risco de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar da Silva, o Inca. Engajada na campanha mundial Outubro Rosa, clientes que fizerem exame de mamografia, a partir desta segunda-feira (01/10) na Cliniimagem, ganharão fitas na cor rosa. Já as colaboradoras da empresa de diagnóstico médico por imagem usarão uma camiseta alusiva com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce. 

A médica Rafaella Guglielmi Spillere destaca a importância da prevenção, já que a cura no estágio inicial tem um prognóstico muito mais elevado.  “A mamografia é a estratégia de rastreio indicada. Em pacientes com mamas densas, no entanto, os nódulos podem ficar ocultos, não sendo detectados pela mamografia, por isso a importância da associação com a ultrassonografia nessas pacientes. Além desses exames, a ressonância magnética também é um método que pode ser usado como complemento para o rastreamento nas mulheres com alto risco da doença”, observa a radiologista.  

Cliniimagem abraça o Outubro Rosa com funcionários engajados no movimento internacional, distribuindo fitas e fazendo palestra

“Somos reconhecidos pelas diversas ações envolvendo o Outubro Rosa. Em 2015 lançamos a campanha “Outubro Rosa o ano inteiro”. A partir deste projeto, visitas e palestras são realizadas por profissionais capacitadas em entidades públicas e privadas. Neste mês sempre intensificamos o trabalho”, explica a gerente administrativa Mônica Medeiros.

Tudo começou na década de 90 nos EUA

O movimento popular internacional teve inicio na década de 90, nos Estados Unidos. No Brasil passou a ter repercussão a partir de 2002 quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido por Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Desde 2008 ações foram intensificadas em todo o país. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal