• Outubro Rosa: evento da Acibalc apresentou diversos tratamentos

Outubro Rosa: evento da Acibalc apresentou diversos tratamentos

06 Out, 2016 09:55:36 - Variedades

Balneário Camboriú (SC)

Com a temática “Novos olhares no enfrentamento ao câncer: Mais informação, mais coragem!”, o Núcleo da Mulher Empreendedor, juntamente com o da Saúde, ambos da Acibalc, promoveram ontem, 5, evento que lembrou o Outubro Rosa, campanha mundial que foca em conscientizar sobre o câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Os profissionais apresentaram ao público presente diversas terapias e tratamentos diferenciados que podem complementar as sessões de quimioterapia e radioterapia.

A coordenadora do NUMEA, Maria Estela Schaab Hanauer, explica que a Acibalc apoia o Outubro Rosa desde 2014, ocasião em que fizeram um evento em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú. “No ano passado, fizemos uma série de palestras com mulheres que venceram o câncer e neste ano escolhemos, junto com o Núcleo de Saúde, fazer o evento focado nas terapias diferenciadas, apoiando a Associação Amor Próprio, de Itajaí”. O convite custou R$ 15 e acompanhava uma camiseta da ONG. O valor foi todo revertido para eles”, comenta Maria.

O coordenador do Núcleo de Saúde, Cristiano Dias, afirma que o foco neste ano foi dar espaço para os nucleados apresentarem também suas especialidades ao público, fugindo dos tratamentos usuais com oncologistas, por exemplo. Cristiano lembra que mesmo apoiando o Outubro Rosa, a entidade acredita que essa causa deve ser lembrada todos os dias, e não somente nesse mês. A presidente da Acibalc, Ciça Muller, abriu a noite exaltando que o evento mostra que o associativismo é feito de pessoas para pessoas e que trabalham em prol de grandes causas, como o Outubro Rosa.

Novas terapias

As palestras mostraram a importância do exercício físico e da boa alimentação, tanto para prevenir o câncer quanto para pacientes que estão tratando a doença, além também da acupuntura, que ajuda a combater as dores que a doença causa, sejam elas pós-operatórias como também pós-quimio ou radioterapia, auxiliando também a diminuir náuseas e vômitos, sintomas comuns entre os pacientes.

Outro tema abordado foram os fitoterápicos e neutracêuticos: algumas plantas e frutas, por exemplo, podem auxiliar no tratamento do câncer. Algumas das apresentadas foram a Astragalus (raiz que estimula o sistema imunológico, combate o estresse e há estudos que dizem que ela protege contra o câncer), Chlorella (alga rica em proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais, elimina toxinas e metais pesados do corpo, fortalece a saúde física e mental) e a fruta romã (rica em substâncias consideradas anticancerígenas e antioxidante – mais que o vinho). 


ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE