• Além da abertura oficial, durante o dia serão realizados exames preventivos e de rastreamento, testes rápidos e repassadas orientações de saúde

Outubro Rosa terá programação neste sábado em Criciúma

07 Out, 2016 14:13:41 - Saúde

Criciúma (SC)

Para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, promove, neste sábado (8), a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, além de atividades durante todo o dia. A abertura será realizada às 9h30min, na Praça Nereu Ramos.

O ato inicial terá a soltura de balões e a divulgação de toda a programação do mês. “As principais ações do Outubro Rosa ocorrerão aos sábados. Logo no primeiro do mês serão realizados exames, orientações de saúde e recreação infantil na Praça do Rio Maina, das 9h às 12h. E enquanto isso, na Unidade Saúde da Mulher, no bairro Santo Antônio, terá verificação preventiva e rastreamento de câncer de mama, vacina HPV, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, das 8h às 17h”, comenta a coordenadora da comissão do Outubro Rosa 2016, Andréia Sharon Salomão.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos mais comuns em mulheres no Brasil, cerca de 25% dos tumores a cada ano são desse tipo. “A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer e, se identificado no início, as possibilidades de cura aumentam muito e diminui a agressividade do tratamento. É recomendado realizar exames clínicos anualmente a partir dos 35 anos, principalmente para mulheres de risco elevado, aquelas que têm histórico familiar em pelo menos um parente de primeiro grau”, explica o secretário de saúde, Vitor Benincá.

Também apoiam a campanha a Fundação Cultural de Criciúma, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), a Associação Amor à Vida (Amovi), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Hospital São José , o Sesc, o Sest/Senat e o Lions Clubes.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE