• Outubro Rosa chama a atenção para o diagnóstico precoce

    Unidades de Saúde de Içara ampliam horário de atendimento nos dias 18 e 25

Outubro Rosa chama a atenção para o diagnóstico precoce

03 Out, 2016 15:13:37 - Saúde

Içara (SC)

Outubro é o mês oficial da luta contra o câncer de mama. Trata-se de um movimento mundial, iniciado em 1997, nos Estados Unidos, onde a cor rosa faz referência ao laço rosa, símbolo da campanha contra a doença. Diante disto, Içara abraça essa causa e chama a atenção para a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama e câncer de colo de útero. “É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional”, orienta a coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Içara, Glícia Pagnan.

As mulheres içarenses são atendidas nas Unidades de Saúde da Família distribuídas pelo município, para o exame clínico de mamas e mamografias e também para as coletas de preventivo do câncer de colo de útero. Nos dias 18 e 25 deste mês, estes locais farão horário estendido das 16h às 21 horas. Além das Unidades de Saúde e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, também faz esse trabalho com intensidade o Centro de Atenção à Saúde da Mulher Içarense (Casmi). “O Local é referência para atendimentos à mulher em situações de pré-natal de alto risco, colocação de DIU, resultados de preventivos alterados, encaminhamentos para laqueadura e vasectomia, entre outras ações”, informa a Secretária de Saúde, Ana Cristina Horr.

A Secretária de Saúde ainda alerta que o importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. “No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. O Câncer de Mama é o que mais mata as mulheres no mundo e a faixa etária alvo da campanha são as mulheres de 25 a 64 anos, onde temos que mobilizar as a​gentes comunitárias de saúde para a busca ativa”, finaliza Ana Cristina.

Saiba mais
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados à doença. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Fatores ambientais, fatores hormonais, fatores genéticos. Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE