• Os ventos de Laguna soprando a favor do turismo

Os ventos de Laguna soprando a favor do turismo

03 Ago, 2018 14:19:43 - Variedades

Laguna (SC)

Que Laguna é a terra dos ventos isso não é novidade para ninguém que conhece minimamente a cidade. E isso até então ainda é tratado por muitos como sendo um problema ou algo negativo. Mas como explorar essa condição climática e fomentar o turismo, principalmente no período que consideramos de baixa temporada?

Para responder essa pergunta é que um grupo de lagunenses estão motivados em organizar de forma inédita o Kite DownWind Laguna. O evento, que será realizado nos dias 01 e 02 de setembro, tem como principal objetivo reunir atletas de toda a região sul do país para expor o potencial de Laguna quando o assunto é mar e vento, sendo que a região sul vem ganhando grande exposição no cenário mundial dos esportes náuticos a vela devido as condições climáticas que enfrentamos principalmente nos meses de inverno, entre agosto e outubro, onde a incidência de ventos é muito alta. Serão 50 atletas que velejarão em conjunto partindo do canto norte da Praia do Gí, conhecido também como Praia da Baleia, e finalizando nos Molhes da Barra, num percurso de aproximadamente 20km. "Essa é o primeiro passo para mostrarmos que o vento de Laguna pode ser sim um produto turístico e que ele, até então tratado como vilão, pode fazer a diferença para o trade turístico, que sofre bastante na baixa-temporada.", declara Romulo Camilo, um dos organizadores.

Além da atividade no mar, será ainda oportunizado aos participantes a troca de experiências com workshops que serão ministrados nas dependências do Laguna Tourist Hotel. Entre os assuntos estarão temas como técnicas, equipamentos, segurança e a organização reservou um momento para apresentação sobre a cidade e todas suas praias, falando sobre o potencial de cada uma delas, levando aos atletas conhecimento sobre os lugares mais propícios para a prática dos esporte movidos pelo vento, em especial o Kitesurf. "Nós queremos fazer mais que um evento, queremos fazer uma parceria com essas pessoas que irão nos visitar: Laguna oferece o vento, mar e todas as belezas naturais que temos e eles levam o nosso nome para onde forem. Precisamos colocar Laguna no mapa do esporte e fazer as pessoas verem o que temos de bom por aqui.", enfatiza Preto Crippa, vereador de Laguna e parte da organização do evento.

O Esporte: Kitesurf

A popularidade do esporte assim como a prática vem crescendo muito em todo o Brasil e mundo. O Kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa (kite) e uma prancha. O kitesurfista se conecta a pipa através de cordas que são fixadas em um dispositivo chamado trapézio, que fica preso a cintura. Entre a pipa e o trapézio ainda há uma barra, que é o dispositivo que será utilizado para controlar a direção do velejador. Para se aventurar na prática do kitesurf, é imprescindível a busca por aulas em escolas de kite, com instrutores habilitados e experientes. "Mesmo que pareça um pouco complicado no primeiro momento, em poucas horas o aluno já começa a se familiarizar com o kite. É importante a dedicação e muito treino." declara João, instrutor de Kitesurf na Escola "Da Barra" em Laguna e também parte da organização do Kite DownWind Laguna. Um exemplo que deu certo. De uma vila de pescadores para a maior referência mundial do kitesurf.

A frase remete a história de Jericoacoara, no litoral do Ceará, que foi descoberta pelos amantes dos ventos há pouco mais de 20 anos e se tornou no maior case de sucesso do turismo desportivo. Muitos referenciam todo esse sucesso ao boca a boca daqueles que conheceram o lugar, sendo que até há poucos anos não havia exploração desse viés turístico e o kitesurf não tinha destaque na divulgação internacional do turismo brasileiro. Muitos desses que vieram conhecer, voltaram, fincaram bandeira e investiram em pousadas, hoteis, bares e restaurantes, incrementado o trade turístico ao ponto de fomentar a construção de um aeroporto para receber ainda melhor os turistas, que em grande parte procuram simplesmente O VENTO.

O caminho pela frente

O Kite DownWind Laguna é o primeiro de alguns eventos já planejados pela organizadora Festival dos Ventos. A ideia é criar uma agenda de eventos em Laguna em que o vento seja o protagonista. Além dos esportes, a a intenção também de incentivar na comunidade o resgate da brincadeira com pipa entre as crianças, muito comum há algumas décadas e que hoje é pouco vista em Laguna.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança