Os desafios da preservação do patrimônio marcam primeiro dia do Encontro

29 Ago, 2017 22:36:03 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) sobe a Serra para discutir a preservação do patrimônio. Mais precisamente em Lages, no Colégio Rosa, que recebe nesta terça-feira, 29, e quarta-feira, 30, o Encontro Estadual de Patrimônio Cultural, o primeiro de uma série de ações da FCC para expandir o trabalho no Estado. No primeiro dia, temas como o registro e o panorama do patrimônio imaterial catarinense, os desafios da preservação, processos de tombamento e registros, além de oficinas e palestras reuniram especialistas, estudantes e pesquisadores da cidade no auditório da Fundação Cultural do município.

A organização do encontro é da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC, em parceria com a Fundação Cultural de Lages e o Sesc. “A ideia de trazer o Encontro para Lages é o primeiro passo de um trabalho da Diretoria e da FCC em expandir o alcance das nossas ações para todas as regiões do Estado. É mostrar o que fazemos e nos colocarmos à disposição dos municípios”, explica a diretora de Preservação e arquiteta Vanessa Pereira, adiantando que o próximo encontro já conta com um local definido: Chapecó, na região Oeste do Estado.

Além dos temas técnicos que envolvem preservação e legislação sobre patrimônio, o Encontro também possibilita a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas principais casas que estão sob a gerência da FCC, como a Casa da Alfândega, que montou um estande com artesanatos, a Biblioteca Pública de Santa Catarina e os museus Nacional do Mar, Etnográfico – Casa dos Açores, Histórico de Santa Catarina, de Artes de Santa Catarina (Masc) e da Imagem e do Som (MIS).

Além de ser tema de uma das palestras programadas para o segundo e último dia do encontro, nesta quarta-feira, o MIS será responsável por uma das principais atrações da programação: o Cinema ao Vivo. Ele envolve a exibição de um filme com trilha sonora executada ao vivo. Para a sessão que ocorrerá às 19h, no Teatro do Sesc de Lages, o filme exibido será o clássico Nosferatu, com a trilha composta e executada ao vivo pela banda Skrotes, de Florianópolis. Para experimentar a sensação de como eram as sessões na época do cinema mudo basta retirar os ingressos com antecedência.

A programação do Encontro para esta quarta-feira abre às 9h com palestras sobre o Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina, Preservação de Bens Culturais Móveis, Sistema Estadual de Museus, e segue à tarde com mais debates e oficinas, encerrando às 18h, com a participação do presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. A participação no encontro é gratuita.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal