• Os benefícios do teatro além dos palcos

Os benefícios do teatro além dos palcos

18 Set, 2018 15:56:38 - Geral

Tubarão (SC) 

O teatro sempre esteve presente na história da humanidade. Não se sabe exatamente quando ele surgiu, mas sabe-se que, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias e louvava seus deuses. Hoje, o teatro vai muito além disso.

Com apenas 12 anos, o jovem Higor Martins entrou na Cia de Teatro Unisul. Hoje com 15 anos, ele percebe a mudança que a arte trouxe para a sua vida. “Antes eu era bem triste. Depois do teatro passei a não me importar com o que os outros pensam. O teatro me ajudou a ser alguém que eu queria ser”, afirma.

“O teatro por si só é terapêutico”. A frase é da professora da Unisul, a psicóloga Viviane Almeida. Segundo a professora, o teatro também ajuda a desenvolver muitas habilidades e a empatia. “A arte tem esse poder de resgatar a espontaneidade do sujeito. O teatro é excelente para desenvolver a criatividade e a expressão corporal. Ajuda a nos colocarmos no lugar do outro, assumindo papéis diferentes, praticando a empatia”, comenta.

Integração para a vida

Hérica Goulart, amiga de Higor, também faz parte do grupo de teatro da Unisul. Entrou na equipe pela influência do companheiro de cena, e hoje percebe o quanto o teatro mudou sua vida. “Consigo me enturmar mais fácil, aprender novas culturas. E a improvisação, que aprendemos no palco, também me auxilia muito fora dele”. A psicóloga Viviane corrobora com a afirmação da jovem atriz. “Quem participa de grupos de teatro desenvolve a integração, a noção de equipe, já que todos estão lá pelo mesmo motivo”, afirma.

Cia de Teatro Unisul – 20 anos de história

A Cia de Teatro Unisul vem, há 20 anos, contribuindo com o fomento da cultura tubaronense. A diretora Ilza Laporta, que comanda a equipe desde o início, percebe a importância do teatro na vida das pessoas. “Nós vemos pessoas tímidas chegando nas aulas, sem falarem nada, e saindo daqui soltando a voz. Eles foram estimulados. A arte tem um poder de transformação e o teatro de ajudar as pessoas a fazerem uma leitura diferente do mundo”, afirma.

A psicóloga Viviane afirma que o teatro só traz benefícios para quem pratica, independentemente se começou jovem ou com mais idade. “O teatro é bom para quem tem dificuldade de encarar público, pessoas tímidas, fobias… As pessoas acabam desenvolvendo uma série de ferramentas para que consigam desenvolver algumas habilidades e competências”, finaliza.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE