• Os benefícios do RPG para adolescentes e idosos

Os benefícios do RPG para adolescentes e idosos

24 Out, 2016 14:20:58 - Geral

Criciúma (SC)

A adolescência é um período de profundas mudanças, não só emocionais, mas também corporais. É nesta época que o corpo toma forma adulta e que se não houver atenção aos detalhes, como postura, pisada, estrutura dos joelhos, diversos problemas podem se originar e, consequentemente, evoluírem para casos mais graves. Além disso, os desgastes que os anos causam no corpo dos idosos também podem ter como respostas dores e desconfortos e com a Reeducação Postural Global (RPG) é possível prevenir ou tratar tais consequências dos hábitos errôneos que foram adquiridos ao longo dos anos.

A fisioterapeuta especialista em RPG, Lilian Cruz, do Espaço Original, salienta que a técnica pode ser indicada para indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos no decorrer da vida.

Crianças e adolescentes

Lilian enfatiza que o RPG pode ser de grande ajuda durante na fase de crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Ela explica que na faixa etária dos sete aos 12 anos começam a surgir adaptações funcionais, em que a mobilidade é extrema e a postura se adapta as atividades desenvolvidas. “Um dos problemas observados neste período é quando o crescimento ósseo é acelerado e, muitas vezes, pode não ser acompanhado pelo desenvolvimento muscular, causando desequilíbrios posturais. Desta forma, é possível apresentar alterações na coluna vertebral como cifose, hiperlordose, escoliose ou retificações. Dentre estas a escoliose é a mais comum e importante, merecendo atenção redobrada. Problemas articulares de desalinhamentos como joelhos e tornozelos valgo ou varo e pés plano ou cavo, também podem aparecer”, explica.

Ela salienta que é justamente nesta fase que a RPG pode viabilizar a correção ou atenuação destas alterações, com exercícios posturais direcionados, de forma global e com maiores probabilidades de eficiência.

Idosos

Já para os idosos, a fisioterapeuta salienta que a RPG é uma grande aliada para a conquista de mais qualidade de vida, proporcionando benefícios como aumento da flexibilidade, melhora da condição respiratória, alívio de dores articulares e musculares, melhora do equilíbrio, aumento da amplitude de movimentos, funcionalidade, melhora da locomoção, além da melhora postural.

Resultados

Por ser um tratamento que visa corrigir hábitos e atitudes que ocasionam os problemas e as dores, Lilian adverte que os resultados da RPG são efetivamente sentidos após cerca de oito sessões. Sendo que este retorno varia de cada caso e do público foco. “Não tem como ser algo que já demonstra um resultado imediato, pois visamos desconstruir aquelas posturas errôneas e passar para o paciente as posturas corretas, que são suaves e progressivas, com participação ativa do paciente e feitas juntamente com exercícios respiratórios”, explica, ao salientar que a participação do paciente é de suma importância.

Lilian conclui dizendo que a RPG não é apenas indicada para quem já apresenta algum problema diagnosticado ou dores, é fundamental que já na infância se receba orientações de como manter hábitos posturais corretos. “Nossas atividades diárias provocam desvios posturais, sendo assim temos a necessidade de corrigir constantemente “nossa postura", portanto, o método é bastante utilizado de forma preventiva”.

O Espaço Original fica na Rua 2970, 420 - Centro - Balneário Camboriú.Telefone: (47) 3367.9015


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança