• Orquidário Budny recebe premiação em três eventos

    No último mês, o içarense teve plantas premiadas em mostras nas cidades de Florianópolis e Palhoça, e no último final de semana, conquistou o troféu no 13ª Festival de Orquídeas, realizado em Orleans.

Orquidário Budny recebe premiação em três eventos

11 Dez, 2018 09:29:10 - Variedades

Içara (SC)

São de Içara as diferentes orquídeas premiadas nos últimos eventos do circuito de colecionadores do Estado de Santa Catarina. Na comunidade de Vila Nova, interior do município, as plantas são cultivadas com amor e dedicação pelo orquidófilo José Carlos Budny. No último mês, o içarense teve plantas premiadas em mostras de Florianópolis e Palhoça, e no último final de semana, conquistou o troféu no 13ª Festival de Orquídeas, realizado em Orleans.

Segunfo Budny, a orquídea vencedora em Orleans é a Laélia Purpurata, planta símbolo do Estado de Santa Catarina. “Foi uma planta bastante exportada entre as décadas de 1920 e 1940, o que deu a Santa Catarina o título de maior exportadora de orquídeas do país”, explicou.  

Diferente das espécies comercializadas nos supermercados e floriculturas, que florescem mais rápido, a Laélia leva entre cinco e seis anos para florescer pela primeira vez, e depois, floresce todos os anos entre novembro e dezembro. "É um trabalho realizado com amor, horas de dedicação mas que gratifica. No caso da Laélia, utilizamos as melhores mudas, até chegarmos a este patamar de excelente qualidade”, destaca.

O Festival de Orquídeas de Orleans reuniu aproximadamente duas mil plantas, com mais de  20 espécies de orquídeas e em torno de mil mudas dispostas para comercialização. O evento é um dos maiores do Brasil que envolvem a Laélia.

O orquidário da Família Budny também está na Rota de Turismo Rural de Içara.

As visitas podem ser agendadas através do telefone (48) 99974-0492.  

FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE