• Orgulho de fazer parte como diferencial da Unesc

    Resultado de Pesquisa de Clima Organizacional mostra números positivos apontados pelos colaboradores da Universidade

Orgulho de fazer parte como diferencial da Unesc

18 Fev, 2019 14:04:18 - Educação

Criciúma (SC)

“Trabalhar na Unesc é como se sentir em casa. Todos os colaboradores estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros e vale destacar que a cada mérito conquistado a universidade nos faz sentir sempre melhor”. A frase revela o orgulho de trabalhar na Unesc e um dos itens mais presentes entre os resultados na pesquisa de Clima Organizacional realizada na instituição em dezembro de 2018 e apresentados nesta sexta-feira (15/02) aos gestores da Instituição.

No final de 2018 a Unesc convidou todos os seus colaboradores a participarem e refletirem sobre o seu dia a dia no trabalho, através de uma pesquisa de clima, incluindo práticas corporativas e aspectos positivos e negativos da gestão de pessoas. “O que torna a Unesc um excelente lugar para se trabalhar? Que sugestões você daria para tornar a Unesc um lugar melhor para trabalhar?”. Esses e outros questionamentos foram respondidos por cerca de 700 colaboradores, professores e gestores, sendo que mais de 500 destes participantes deixaram ainda seus comentários, elogios e sugestões de melhorias.

O orgulho de trabalhar na instituição foi citado por 96% dos participantes, que destacaram a grandiosidade da Universidade, o clima positivo no ambiente de trabalho e a possibilidade de ascensão profissional e educacional. Outros atributos destacados sempre com índices superiores a 80% foram camaradagem, respeito e imparcialidade.

A pesquisa aplicada segue o método GPTW (Great Place to Work), organismo internacional que trabalha na medição dos níveis de qualidade do ambiente de trabalho nas empresas. Ela serve como ferramenta para identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno da empresa ou instituição. Também denominada Trust Index (índice de confiança), a pesquisa de clima trabalha com uma metodologia estruturada na credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. A metodologia permite à instituição entender a visão de cada colaborador por meio da relação deste com as afirmativas propostas, bem como garantir um diagnóstico mais preciso sobre o ambiente de trabalho e garantir a saúde da empresa em dia.

Conforme a consultora em Recursos Humanos, Luciane Briguenti, no questionário todos os funcionários foram convidados a participar e refletir sobre o seu dia a dia no trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos da gestão de pessoas, bem como os pontos negativos e sugestão de melhorias nas áreas pesquisadas. Além de identificar esses pontos, de acordo com Luciane, a pesquisa permite ainda uma análise mais profunda, que impacta diretamente nos resultados financeiros, incluindo a forma com que a liderança é exercida, a integração dos funcionários com os objetivos da organização e a motivação das equipes. “A pesquisa racionaliza as escolhas empresariais e aponta algumas direções para os próximos passos”, resume.

A ferramenta deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e não só algo a ser utilizado apenas pelo setor de Recursos Humanos. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, no impacto direto da gestão de pessoas a pesquisa vai se refletir na produtividade, aplicando melhorias na motivação, na rotatividade, buscando maior políticas que reduzam o turnover, atraindo talentos, visando, através do autoconhecimento, mostrar maiores benefícios aos jovens talentos e, consequente, melhoria da competitividade. Além disso, conforme a reitora, todo o conteúdo gerado será estudado com afinco. “Fiz questão de ler cada um dos comentários deixados pelos nossos colaboradores e tenho certeza de que de lá vamos tirar sugestões e informações muito importes. O resultado da pesquisa de clima nos deixou muito satisfeitos, mostrando que estamos com números muito próximas de empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar. Com todo esse conteúdo em mãos certamente temos muito a evoluir junto”, completou a reitora.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal