Organização e Disciplina, a base para o equilíbrio das Finanças Pessoais

19 Jun, 2017 11:23:50 - Artigo

Criciúma (SC)

Muitos tem me perguntado: como faço para sair das dívidas, conseguir poupar e ter um equilíbrio financeiro? 

O que posso dizer é que não existe uma formula mágica, mas sim dois pontos que acredito serem primordiais para o sucesso não somente na vida financeira, mas que devemos levar para nosso cotidiano, que são a ORGANIZAÇÃO e a DISCIPLINA! Portanto lembrando os conceitos:

Organizar: Por em ordem aquilo que já existe. Instituir padrões ou métodos pelos quais devemos nos orientar. Traçar caminhos a serem seguidos.

Disciplina: é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.

A Organização Financeira deve-se iniciar pelo Diagnostico Financeiro, para isso basta anotar durante 30 dias todos os gastos, separando por categoria, como alimentação, transporte, vestuário, educação etc. Desta forma, passará a conhecer os pequenos gastos que muitas vezes passam a se tornar uma grande soma mensal, e claro as despesas fixas existentes! E outro item é possuir um orçamento mensal a seguir, sabendo quanto irá receber, quanto e quais a despesas do período.

A disciplina talvez seja a parte mais difícil, nem todos conseguem manter hábitos constantes para evitar o consumismo. Pois adquirem produtos impulsivamente, em alguns casos até para suprir situações de ansiedade e decepções, onde acabam comprando para remediar momentaneamente problemas pessoais. Controlar estes impulsos e manter o foco é importante para não tornar inválido todo o esforço desprendido para organizar a planejar as finanças. Por isso ter uma meta ou um sonho a seguir é outro fator fundamental para motivação da disciplina!

Não adianta seguir o planejado em um mês e no mês seguinte não cumprir mais, se esquecendo do comprometimento com você mesmo, com os seus sonhos. Tenha paciência e perseverança! 

Eduardo Sehnem Ferro
Graduado em Ciências Contábeis / Pós Graduado em Docência do Ensino Superior (UNESC/SC)

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança