• Ordenados mais cinco diáconos da Diocese São José de Criciúma

Ordenados mais cinco diáconos da Diocese São José de Criciúma

09 Mar, 2020 16:48:01 - Variedades

Içara/Morro Bonito (SC)

Mais uma vez o Santuário de Içara acolhe uma expressiva quantidade de fiéis na Ordenação Diaconal de mais cinco Seminaristas.
O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, foi tomado por milhares de fiéis de diversas Paróquias da Diocese de Criciúma, na tarde deste domingo, 08 de março. Na Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, às 15 horas, enaltecidos pelo Ministério de Música “Unidos pela fé” da Paróquia São Donato de Içara, os até então Seminaristas Carlos Mateus Possamai Della, Guilherme Bada Duzioni, Juliano Pacheco Bitencourte, Marcos Natalino Legnani e Roberto Fontana Talau receberam o Ministério Diaconal. A chamada individual de cada eleito foi feita pelo Diácono Elisson Custódio Borges e o pedido de apresentação e o testemunho dos candidatos dignos ao diaconato foram feitos pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, Padre José Aires de Souza Pereira.

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou sobre o dom da vida de cada Diácono e da importância da vocação deles para a Igreja. “Que a exemplo do Evangelho precisamos servir e testemunhar a Palavra, pois um dia seremos julgados pelas obras de misericórdia, pois a fé não é teoria é o seguimento de Alguém vivo no meio de nós: Jesus Cristo”, pontuou o Bispo. Com êxito expressou da alegria imensa que sentiu por ordenar cinco jovens de uma vez só, pois ao longo desses 22 anos de Diocese é a primeira vez que isso acontece. Por fim, o Bispo agradeceu às famílias dos jovens pelo apoio, oração e testemunho cristão. Frisou aos Diáconos para que nunca abandonem suas famílias, pelo contrário que se mantenham conectados à elas, pois isso os manterá firmes na caminhada. Pediu a comunidade que continue rezando pelas vocações e manifestou também sua gratidão aos padres presentes e a todos as pessoas que acompanharam os candidatos em sua caminhada. "Que Deus abençoe cada um de vocês, que sintam-se amados por Jesus e pela Igreja hoje e sempre!", finalizou Dom Jacinto.

Após a homilia, os eleitos fizeram o propósito de se consagrar ao serviço da Igreja, imitando o exemplo de Jesus Cristo, obedientes ao Bispo e seus sucessores. Seguindo o rito, os vocacionados se prostraram diante do altar, durante o canto da Ladainha de Todos os Santos. Logo após, os eleitos foram ordenados pela imposição das mãos de Dom Jacinto. Em seguida, os ordenados receberam a estola diaconal e a dalmática, acompanhados dos seus padrinhos e foram revestidos pelos Padres convidados. Das mãos do Bispo, receberam o Livro dos Evangelhos e foram cumprimentados por ele e por todos os sacerdotes presentes, momento de grande louvor e alegria.

Após a Comunhão, os Neo Diáconos proferiram sua mensagem de agradecimento, sob o lema Diaconal: “Também nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3,16) os jovens manifestaram sua gratidão a todos aqueles que contribuíram para que chegassem a esse belo momento de suas vidas: Bispo, Padres formadores, em especial Pe. Antônio Júnior, Pe. Antoninho Rossi, Pe. Aguinaldo, o saudoso Pe. Ângelo Galato, Pe. Ronchi, Pe. Thiago, Pe. Wanderlei, Pe. Oscar e Pe. José Aires, bem como todo o presbitério diocesano, “queremos, agora, somar convosco na edificação do Reino de Deus”. Agradeceram também os orientadores espirituais, professores, benfeitores, seminaristas com quem caminharam durante todos esses anos, religiosas, pais, irmãos e familiares, comunidades de origem e onde fizeram seus trabalhos pastorais, de modo especial às Paróquias onde atuam neste momento: São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora da Conceição, Sagrado Coração de Jesus (Forquilhinha) e São Donato. Um agradecimento especial a Pastoral Vocacional, sempre disposta a servir as vocações e ao Reitor deste Santuário Padre Antônio Vander pela acolhida neste templo sagrado. Ao final consagraram seu ministério a Nossa Senhora, em especial homenagearam ao título da Mãe de Caravággio, pois foi no Seminário Nossa Senhora de Caravággio onde tudo começou. A imagem foi conduzida pelas consagradas e vocacionadas da Congregação Servos Adoradores da Misericórdia e por todos os Seminaristas de nossa Diocese. Por todo o cuidado, pela intercessão e o olhar carinhoso de Maria, os Diáconos agradecem a Mãe por poderem chegar até aqui.
Desejosamente esperamos pelas futuras Ordenações Presbiterais que acontecerão ao longo desse ano em nossa Diocese, sendo que o primeiro será do Diácono, Mateus Réus dos Reis no próximo dia 21 de Março, às 15h na Paróquia São Miguel de Vila Nova. Mateus será o primeiro dos oito Diáconos a serem ordenado em nossa Diocese.
SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança