• Ordem de serviço para pavimentação da Serra da Rocinha é assinada

Ordem de serviço para pavimentação da Serra da Rocinha é assinada

20 Jul, 2016 14:38:26 - Geral

Florianópolis (SC)


Foi assinada nesta quarta-feira (20) a ordem de serviço para início da pavimentação da BR-285, a Serra da Rocinha. São 30 quilômetros de rodovia que ligam Santa Catarina ao Rio Grande do Sul por Timbé do Sul, sendo que os 22 quilômetros em solo catarinense que não estão pavimentados.


As obras foram autorizadas pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e a ordem de serviço foi assinada pelo superintendente do DNIT/SC, Vissilar Preto. “Conversei novamente com o ministro dos Transportes e ele entendeu a necessidade de agilizar o início da obra, devido à má situação da estrada e pelo desenvolvimento econômico que a pavimentação vai proporcionar”, explicou o deputado federal Jorginho Mello (PR), que recebeu lideranças de Imbituba e Bom Jesus (RS) na segunda-feira (18).


A pavimentação de 22 kms tem preço inicial de R$ 95,5 milhões e prazo de 810 dias para conclusão. De acordo com o representante do Consórcio Setep/Ivaí/Sotepa, Antônio Rafael, as empresas começam a se mobilizar para a instalação de equipamentos e pessoal, o que poderá levar cerca de 30 dias para o início efetivo das obras.


Desenvolvimento econômico


A Serra da Rocinha (BR-285), que liga Araranguá ao norte do Rio Grande do Sul, é uma rota turística e utilizada por caminhoneiros para chegar ao Porto de Imbituba. De acordo com o estudo apresentado pelas lideranças de Imbituba e Bom Jesus, o prejuízo logístico chega a R$ 212 milhões ao ano com cerca de 400 mil trajetos tendo de percorrer 150 quilômetros a mais para fugir das condições precárias do trecho.


Outros setores também são afetados pela situação atual da estrada. “A questão do turismo, a questão do fluxo do arroz, de grãos, da madeira, da maçã e de outros produtos para o Porto de Imbituba ficaria muito mais barata. A conclusão da Serra é fundamental para as cidades do Sul catarinense e do Norte gaúcho”, diz Jaziel de Aguiar Pereira, presidente da Câmara de Vereadores da cidade gaúcha de Bom Jesus e coordenador do grupo.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE