Ordem de prisão de Lula repercute na imprensa internacional

06 Abr, 2018 11:23:49 - Brasil

Brasília (DF)

A ordem de prisão do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva é destaque nos principais jornais da América Latina nesta sexta-feira (6). Na Argentina, o Clarin estampa na capa “Terremoto politico no Brasil”. A  versão online anuncia que ele apresentou novo habeas corpus à Justiça, para não se entregar até as 17h, como foi determinado pelo juiz Sergio Moro.

O conservador La Nacion destaca na manchete: “Acabou o tempo para Lula”, chamando a atenção para a falta de grandes manifestações na rua.  Já o esquerdista Pagina 12 publicou foto de um manifestante com um cartaz de Lula, e o título: “A Democracia Presa”. No Chile, o La Tercera noticia que Lula estará “numa cela digna e isolada”, enquanto o La Razon, da Bolívia, diz que a decisão de Moro deixou o Brasil em estado de suspense.

Na Colômbia, “Lula perdeu a batalha” é a manchete do El Colombiano. Mas a maior parte da imprensa colombiana esta mais preocupada com as eleições presidenciais em seu próprio pais. No Uruguai, o El Telegrafo mostra na capa que o governo “não emitirá qualquer comunicado referente a Lula”, citando o chanceler uruguaio Nin Novoa.

O El Pais da Espanha – que tem uma versão online brasileira e outra latino-americana – destacou que o ex-presidente “poderá” não se entregar à Justiça. A capa do jornal impresso dá como manchete principal a crise na Catalunha e, ao lado, a “máxima tensão” no Brasil, diante da ordem de prisão de Lula.

Estados Unidos

A imprensa norte-americana continua atenta aos desdobramentos sobre a condenação do ex-presidente. Nessa quinta-feira (5), Lula teve ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado, no dia anterior (4), o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.

O Washington Post destaca na manchete: "Condenação à prisão de Lula reformula cenário político no Brasil antes de eleições presidenciais". A reportagem chama a atenção para as orientações do juiz Sérgio Moro na ordem de prisão - de que Lula não será algemado e que terá uma cela especial.

A rede de TV CNN diz que "Juiz ordena prisão de ex-presidente brasileiro Lula da Silva". Segundo a matéria, conforme a ordem judicial, Lula deveria começar a cumprir sentença de 12 anos de prisão por corrupção, "uma medida que pode encerrar sua carreira política".O The New York Times traz em destaque na edição Américas de seu portal na internet: "Juiz brasileiro ordena que ex-presidente do Brasil, Lula, inicie período de prisão nesta sexta-feira".

Europa

Os principais jornais da Europa também amanheceram hoje (6) com manchetes sobre o mandado de prisão do ex-presidente. A BBC de Londres traz, em manchete, que "Juiz do Brasil manda Lula se entregar na sexta-feira". O texto afirma que há dúvidas se o ex-presidente se apresentará voluntariamente. "O sistema legal brasileiro costuma ir a uma velocidade glacial, o ritmo desse processo surpreendeu a todos", acrescenta a BBC.

O espanhol El Mundo estampa na capa: "Lula da Silva: a queda de um gigante" e diz que a prisão de Lula representa um final trágico para a carreira do político e um resultado dramático para outro gigante, o maior país da América Latina. O francês Le Figaro noticia: "Lula para a prisão, a queda de um ídolo", e lembra que o ex-presidente, ao final de seus dois mandatos de quatro anos, deixou o governo com aprovação de oito em cada dez brasileiros. 

Outro periódico francês, o Le Monde, destaca: "O ex-presidente brasileiro Lula a poucas horas da prisão". "Menos de 24 horas após o Supremo Tribunal Federal ter recusado o habeas corpusde Luiz Inácio Lula da Silva, o magistrado encarregado da operação Lava-Jato [Sérgio Moro] afirmou a execução imediata da sentença do ex-presidente brasileiro, condenado em janeiro a 12 anos e um mês de prisão".

O jornal português Expresso dá grande destaque à ordem de prisão de Lula e publica seis matérias sobre o assunto. Entre elas, há uma que detalha as condições em que Lula ficará preso, "num antigo dormitório com 15 metros quadrados" e outra que avalia como "atípica e apressada" a ordem de prisão do ex-presidente.

TEXTO/ GRAÇA ADJUTO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE