• Oportunidades para pequenos negócios na área de gastronomia

    De comidas criativas a parcerias com outros fornecedores, conheça as dicas sugeridas no relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC

Oportunidades para pequenos negócios na área de gastronomia

07 Jun, 2018 15:42:47 - Economia

Florianópolis (SC)

O setor de eventos cresceu significativamente no Brasil no ano seguinte às Olimpíadas do Rio de Janeiro: foram organizados 1.520 eventos em 2017, um aumento de 71% sobre os 888 promovidos em 2016, segundo dados do Ministério do Turismo. O setor, extremamente abrangente, envolve muitas oportunidades para quem oferece serviços de alimentação e bebidas: além de grandes feiras de negócios e eventos esportivos, eventos corporativos e sociais (festas, casamentos etc) sempre demandam serviços qualificados na área gastronômica. Este é o foco do relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC para empreendedores do setor de alimentos e bebidas, que buscam informações e tendências para oferecer novidades no mercado.


O custo com alimentação e bebidas representa 14,5% das despesas de um evento, atrás apenas da locação de espaço (23,8%) e da infraestrutura e equipamentos (16,9%), segundo o estudo "Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil". E como lembra Armando Zogbi, diretor presidente do Instituto Tecnológico de Eventos (Intev), cerca de 90% do mercado de eventos é formado por pequenas e médias empresas - o que pode potencializar oportunidades em ocasiões de alta rotatividade, como casamentos, formaturas e aniversários.


Mas não basta apenas ser um fornecedor de serviços neste mercado. Para se destacar, os empreendedores devem buscar diferenciais para conquistar novos clientes, como oferecer comidas criativas: doces e salgados decorados com personagens de desenhos ou filmes infantis para aniversários, por exemplo. Ficar atento a novas tendências em alimentação também é fundamental neste mercado: em muitos casos, é preciso fornecer um menu com alimentação low carb, além de opções para o público vegetariano, vegano e com intolerância a glúten e lactose.  


Quem se interessa em atender eventos de maior porte, ou ofertar pacotes e promoções especiais, pode também procurar parcerias com outras empresas que fornecem serviços complementares, aumentando a competitividade do negócio.


Outra oportunidade que cresce na área de eventos sociais e corporativos é a do personal chef, que prepara o menu no próprio ambiente de empresas/clientes. Um case de sucesso neste serviço é o do chef Isaque José, que atua de maneira personalizada em diversos eventos em Joinville (SC) e região. Além disso, sua empresa também se especializou em serviços de consultoria para eventos corporativos e sociais.


A utilização de plataformas digitais também é outra recomendação fundamental para se destacar na área de serviços. A Degustare Menu, de São José (SC), criada em 2016 e que oferece coquetel, finger food, coffee break e buffet, criou um blog com conteúdo especializado em dicas para organizar festas e encontros sociais, ajudando seu público a oferecer o melhor serviço de acordo com o perfil de evento.

Para os empreendedores da área de Alimentos e Bebidas interessados em oportunidades na área de Gastronomia de Eventos, o SIS/Sebrae recomenda as seguintes ações:


  • Busque auxílio em entidades do setor, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) e a Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

  • Fique atento ao Programa de Qualidade ABEOC BRASIL - Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, em convênio com o Sebrae, para identificar possíveis parceiros ou capacitar sua empresa para o setor de eventos;

  • Confira o portal de Finanças do Sebrae para profissionalizar a gestão financeira de sua empresa. Também fique atento às melhores práticas para identificar a melhor forma de realizar possíveis investimentos para atender o setor de eventos, sem comprometer a saúde financeira de sua empresa.

  • Conte com o Sebrae para melhorar o seu negócio. Contate um consultor na unidade mais próxima ou pelo 0800 570 0800 para conhecer ferramentas, metodologias e estratégias que podem ajudar a sua empresa a se desenvolver. Há oportunidades como o Sebraetec, que oferece soluções em produtividade, qualidade, design e outras áreas.


TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança