Operações integradas no Rio podem envolver outras secretarias, diz interventor

02 Mar, 2018 15:37:32 - Brasil

Rio de Janeiro (RJ)

O interventor federal na segurança pública do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto, disse hoje (2) que está nos planos do Gabinete de Intervenção e da Secretaria de Segurança Pública a realização de operações integradas que não envolvam apenas os órgãos de segurança pública e as Forças Armadas, mas também outras secretarias estaduais.

"Estamos tentando organizar uma operação nesse estilo", disse a jornalistas.

Braga Netto informou que se reuniu com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e com todo o seu secretariado, para que outros órgãos sejam mobilizados para as operações. "Já tive reunião com o governador e todo o secretariado, de modo que quando tivermos operação, todos os órgãos do estado também entrem, e a operação e não fique só policial".

O interventor disse que o general Richard Nunes, que o ocupa o cargo de secretário estadual de Segurança Pública, será o responsável por mudanças operacionais que devem ocorrer nos próximos dias, e que a população começará a sentir a diferença a partir delas.

"Ele vai anunciar mudanças, eu não posso adiantar a data, porque é ele que vai definir". O general Braga Netto participou hoje (2) da cerimônia de condecoração a 157 agraciados com a Medalha de Mérito Desportivo Militar. O evento ocorreu no Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha das Cobras.

"Para pedir recursos para a intervenção eu tenho que mapear", disse, acrescentando que o trabalho será feito o mais rápido possível.Braga Netto disse que ainda trabalha na montagem do Gabinete de Intervenção, que será responsável por mapear recursos que serão necessários para a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.

A cerimônia também contou com a presença do ministro da Defesa interino, Joaquim Silva e Luna, que afirmou que os recursos para as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) estão garantidos e poderão ser acrescidos se houver necessidade.

"Já existe o recurso definido para essa operação. O que pode acontecer é ele ser insuficiente. Aí, seria acrescido", disse o ministro, que detalhou que as operações de Garantia da Lei e da Ordem no Rio de Janeiro contam com R$ 113 milhões. "Está sendo suficiente para as ações que estão definidas. Os meios empregados, a maioria deles, já está no Rio de Janeiro".

O ministro da Defesa disse que possíveis vazamentos sobre operações são exceções e que o tema inspira cuidado, mas não preocupação. "Preocupação não tem, tem cuidados. Nossa gente é preparada, recomendada para cada operação".

Silva e Luna disse ainda que espera que a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública reforce a segurança nas fronteiras, enquanto a centralização das decisões referentes à segurança no Rio de Janeiro, com a intervenção, acelere os resultados do combate ao crime organizado no estado. "Há expectativa, com a coordenação dos meios e a centralização das ações, de ter no prazo mais curto uma melhora na segurança pública do Rio de Janeiro, que é um clamor da população".

TEXTO/ FERNANDO FRAGA/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal