• Operação do Gaeco deflaga operação em Criciúma de contratos suspeitos

Operação do Gaeco deflaga operação em Criciúma de contratos suspeitos

02 Jul, 2020 20:01:30 - Política

Criciúma (SC)

A Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma (SC) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) investigam supostos crimes contra a Administração Pública, especialmente peculato e atos de improbidade administrativa, envolvendo agentes públicos.

Nesta quinta-feira (2/7), foi deflagrada a operação batizada como "Blackout" na cidade de Criciúma. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. 

O nome da operação deve-se ao fato de a investigação decorrer de procedimento de investigação criminal instaurado na 11ª Promotoria de Justiça da comarca de Criciúma para apurar fraudes em procedimentos licitatórios relacionados à aquisição de materiais e contratação de serviços de iluminação pública. Durante a operação, foram apreendidos cerca de R$ 300 mil, uma pistola 7.65mm e um revólver 38.

A 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma e o Gaeco investigam além dos crimes licitatórios, supostos crimes contra a Administração Pública, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, além de atos de improbidade administrativa, envolvendo agentes públicos.

Apurou-se que o grupo criminoso investigado teria sob sua administração várias empresas, que além de concorrerem entre si em diversas licitações no Município de Criciúma, obtinham, por meio de servidores públicos, facilidades em alguns processos licitatórios, mediante a participação na elaboração dos projetos.

Com o domínio dos objetos licitados, a organização criminosa participou de ao menos sete licitações no Município de Criciúma nos anos de 2019 e 2020, e de maneira fraudulenta venceu os certames. Os contratos obtidos pela organização criminosa, nessas condições, superaram o valor de R$ 20 milhões.

No transcorrer das investigações revelaram-se indícios de sonegação fiscal, sendo instaurado pela 6ª Promotoria de Justiça de Criciúma procedimento de investigação criminal para apurar os fatos. Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma, que acolheu os pedidos formulados pela Promotora de Justiça em atuação na 11ª Promotoria de Justiça da mesma comarca. Também participaram da ação auditores da Receita Estadual e o Instituto Geral de Perícia (IGP).

O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Salvaro relaciona Operação Blackout com ano eleitoral

"Para ser prefeito desta cidade, tem que ganhar na urna. É no voto, não será no tapetão". Assim o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, encerrou um vídeo que publicou nas redes sociais nesta quinta-feira, dia 2. O conteúdo gravado foi em resposta à Operação Blackout, deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 11º Promotoria da comarca de Criciúma, e que investiga supostas fraudes em procedimentos licitatórios relacionados à aquisição de materiais e contratação de serviços de iluminação pública na Prefeitura de Criciúma. No vídeo, Salvaro fez relação da operação com as eleições deste ano, quando deverá concorrer à reeleição ao cargo de chefe do Executivo do município. 

Salvaro disse concordar com as investigações, mas reclamou dos mandados de busca e apreensão serem cumpridos próximo do período eleitoral. O prefeito afirmou ter se colocado à disposição do MPSC para qualquer problema relacionado a prefeitura e que foi surpreendido pela operação realizada na manhã desta quinta-feira. 

FONTE/ENGEPLUS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal