• Operação Concorrência Leal será tema de palestra em Criciúma

    Ação da Fecomércio SC em parceria com entidades contábeis está percorrendo sete cidades do estado

Operação Concorrência Leal será tema de palestra em Criciúma

22 Jun, 2017 15:04:36 - Economia

Criciúma (SC)

A terceira edição da operação Concorrência Leal, realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pretende fiscalizar 26,1 mil contribuintes em Santa Catarina a partir já do mês de junho. Para instruir os contadores e empresários acerca das novas regras exigidas pelo fisco, a Fecomércio SC, em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons) e o Conselho Regional de Contabilidade – (CRCSC), está percorrendo as cidades polo do estado em um ciclo de palestras para orientar os contadores e empresários acerca das novas regras. A edição de Criciúma ocorre na terça-feira (27), às 18h, na sede do Clube dos Contabilistas.

Além de Criciúma, Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó, Lages e Florianópolis estão incluídas a agenda de encontros. “A Federação vem trabalhando junto à Sefaz e à classe contábil deste a primeira edição da operação, em 2012. Os profissionais da contabilidade têm um papel-chave na orientação dos clientes sobre as informações exigidas. Precisamos divulgar as boas práticas para qualificar a gestão das empresas catarinenses, em sua maioria contribuintes no Simples Nacional. A sonegação tem reflexo negativo em uma das nossas principais bandeiras: a redução da carga tributária”, de acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A operação Concorrência Leal tem foco nas empresas enquadradas no Simples Nacional e abrange o período de 2013 a 2016. O faturamento de todas as empresas catarinenses optantes do Simples passou de R$ 38 bilhões em 2012, ano da primeira operação Concorrência Leal, para R$ 57 bilhões, em 2016.

Assim que deflagrar a operação, o fisco estadual encaminhará aos contadores comunicados demonstrando as inconsistências ou divergências para a retificação de possíveis erros e pendências. São analisados dados do SPED Fiscal, do Sistema Eletrônico de Cálculo (PGDAS-D), Declaração Única e Simplificada de Informações Socioeconômicas e fiscais (DEFIS) com dados de compras efetuadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras catarinenses, além do Demonstrativo de Créditos Informados Previamente (DCIP), da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e das empresas de cartão de crédito e débito. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE