• Ônibus lilás percorre municípios da AMREC

Ônibus lilás percorre municípios da AMREC

24 Out, 2017 15:58:38 - Geral

Içara (SC)

O ônibus lilás do programa Mulher Viver Sem Violência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação já começou seu roteiro nos municípios da 20ª Agência de Desenvolvimento Regional. Com objetivo de levar informação sobre a violência doméstica o equipamento já passou pelos municípios de Orleans e Lauro Muller.

O ônibus iniciou o roteiro na segunda-feira, 23, pela comunidade de Pindotiba, em Orleans onde os profissionais do CRAS, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, CREAS, Assistência Social e Habitação, Secretaria da Saúde e o NASF, da administração municipal repassaram orientações para a população, além de abordar o tema em debate com os alunos da localidade. No período da tarde, o ônibus visitou a comunidade de Brusque do Sul repetindo as ações.

Nesta terça-feira, 24, foi a vez do município de Lauro Muller receber o projeto. “Infelizmente nos dias de hoje o índice de violência doméstica ainda é muito alto. Estamos levando informação, sobretudo nas regiões mais isoladas, para que estas mulheres saibam que não estão sozinhas”, comentou a gerente de Políticas Sociais da ADR de Criciúma, Greice Carneiro Menezes Gaidzinski.

A coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, afirma que além de cumprir com o objetivo do ônibus é importante também que os municípios façam um levantamento e um acompanhamento das regiões que mais sofrem com estes índices criando alternativas para abordar o tema. 

“Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional. Temos muitos casos de violência contra a mulher, mas sabemos que a maioria ainda não tem coragem de divulgar o problema que enfrenta”, pontua a coordenadora.

O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e está percorrendo todos os municípios de Santa Catarina.  As vitimas da violência doméstica podem fazer a denúncia anônima através do contato 180 ou diretamente para a Policia Militar discando 190.

CRONOGRAMA

25/10
Município: Siderópolis
Bairro: Rio Jordão
Horário: 9hs às 16hs.

26/10
Município: Içara
Bairro: Boa Vista
Horário: 13hs. 

27/10
Município: Içara
Bairro: Esplanada
Horário: 13hs. 

30/10
Município: Forquilhinha
Bairro: Centro e Sanga do Café
Horário: Não defino 

31/10
Município: Forquilhinha
Bairro: Santa Cruz e Nova York
Horário: Não defino

 01/11
Município: Criciúma
Bairro: Capão Bonito
Horário: 8h30 às 12hs. 

03/11
Município: Nova Veneza
Bairro: São Francisco
Horário: Não defino

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE