• Ônibus do “Mulher: Viver sem violência” atende mais de 2,5 mil

Ônibus do “Mulher: Viver sem violência” atende mais de 2,5 mil

09 Ago, 2017 10:21:01 - Geral

Florianópolis (SC)

Na semana que o calendário registra os 11 anos da Lei Maria da Penha, a mais importante ferramenta de proteção às mulheres no Brasil, Santa Catarina aponta por meio do programa “Mulher: Viver sem violência”, a passagem do ônibus lilás itinerante por 65 municípios do estado, somente no primeiro semestre deste ano. São mais de 2,5 mil mulheres atendidas neste período.

O trabalho de mobilização, realizado por meio de uma parceria entre os governos, Federal, Estadual e Municipal via Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação tem como foco levar o acesso a informação e o conhecimento da Lei Maria da Penha para as mulheres das áreas mais distantes dos centros urbanos. Neste processo, os municípios articulam ainda a participação dos setores de justiça, saúde, segurança pública, assistência social e outros. O veículo é adaptado para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, sendo equipado com salas de atendimento individual.

De acordo com informações da Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, o trabalho feito visa assegurar que cada vez mais as mulheres catarinenses tenham acesso e conhecimento a esta Lei, junto ao Programa Viver Sem Violência/ Mulheres e Cidadania.

No mês de agosto, serão contempladas com o programa as Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Maravilha, São Miguel, Itapiranga e Dionísio Cerqueira. Por meio destas ADRs, o ônibus itinerante passará nas cidades de Flor do Sertão, Maravilha, Pinhalzinho, Bandeirante, Paraíso, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin designou a passagem do ônibus pelas cidades como uma porta de acesso à informação. “As mulheres precisam saber mais e mais sobre seus direitos, para enfrentar as situações de violência com coragem, sem medo. Até o momento os resultados são bem satisfatórios e queremos que este trabalho possa ampliar a cada dia o número de pessoas alcançadas”, resumiu Comin.

Nesta segunda-feira (07), uma reunião preparatória foi realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, na região do Alto Vale que receberá o ônibus itinerante no mês de setembro. Nesta etapa serão contemplados os municípios de Curitibanos, Rio do Sul e Ituporanga.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE