• Olimpíada de Robótica: IFSC traz ouro e bronze para o sul de SC

Olimpíada de Robótica: IFSC traz ouro e bronze para o sul de SC

17 Ago, 2016 08:47:15 - Educação

Criciúma (SC)

Tradicional competição estudantil destinada a estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) teve a etapa estadual realizada no sábado (13) em Blumenau. E o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) garantiu as medalhas de ouro e de bronze para o sul catarinense na categoria Ensino Médio e Técnico.

O IFSC Criciúma ficou com o bicampeonato da competição e vai representar o Estado na final nacional, que será disputada em Recife no mês de outubro. O terceiro lugar ficou com alunos do IFSC Araranguá. O pódio, aliás, foi todo do sul catarinense: alunos do Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul, terminaram em segundo lugar. No total, 25 equipes participaram da disputa na categoria.

O IFSC Criciúma garantiu o primeiro lugar na competição pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, ficaram em primeiro lugar os alunos Daniel Carvalho, Cristian Siqueira e João Bernardino, todos de 16 anos, e Rafael Teixeira, 17, estudantes do segundo ano do curso técnico em Mecatrônica.

“Eles foram muito persistentes nos meses de preparação, trabalhando todos os dias tarde. Na Olimpíada, jogaram com a estratégia e, principalmente, souberam lidar com os problemas que apareceram na hora”, afirma o professor Douglas Lucas dos Reis, responsável pela equipe vencedora.

Os alunos Maxsuel Teixeira e Gustavo Niero, campeões do ano passado, receberam o prêmio pelo robô mais robusto. Além dos campeões, o IFSC Criciúma teve outras quatro equipes entre as dez melhores da competição.

Trabalho e estratégia

Na OBR, um robô autônomo, montado e programado pelos alunos, precisa realizar tarefas em três pistas com níveis de dificuldade diferentes, que simulam uma catástrofe onde vítimas, representadas por bolas de isopor, precisam ser resgatadas. O desafio está em montar um robô com estrutura adequada para cumprir as tarefas, programá-lo para superar diferentes tipos de obstáculos e, finalmente, ter alternativas caso ocorram problemas na hora da prova.

O aluno Daniel Carvalho relata que a preparação da equipe foi intensa e se concentrou na programação do robô. “Trabalhamos mais na programação do que na mecânica, já que utilizamos a base do campeão do ano passado, com melhorias. Dividimos a equipe entre montadores e programadores, mas no fim todos acabaram ajudando em tudo”, conta o estudante. Nos meses anteriores à Olimpíada, o IFSC Criciúma realizou duas etapas internas, fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos dos alunos.

Os quatro integrantes da equipe campeã representarão Santa Catarina na final da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será disputada de 9 a 12 de outubro, em Recife. Também participarão alunos do curso superior de Engenharia Mecatrônica do IFSC, que disputarão a Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica.

Araranguá celebra desempenho

Participando da OBR pela segunda vez, os alunos do curso técnico em Eletromecânica do IFSC Araranguá não ficaram com o título, mas têm muito a comemorar. A equipe formada pelos alunos Elizandro Fagundes, André Barbosa, Jucemar Paes e Irineu Oliveira conquistou a medalha de bronze.

A outra equipe do Câmpus Araranguá que participou da OBR ficou logo atrás, na quarta posição. Os alunos são Daniel Barbosa, João Victor Baran, Antonio Zavarize dos Santos e Thiago Gonçalves Mota.

“Nosso Câmpus não tem tanta relação com a robótica, mas temos um projeto de pesquisa que busca estimular os alunos a trabalharem com robótica. Considerando que eram 25 equipes, foi um resultado muito expressivo”, afirma o professor Werther Serralheiro, responsável pelas duas equipes, ambas formadas por alunos do terceiro ano do curso técnico em Eletromecânica.

O IFSC Araranguá conta com dois kits de robótica, adquiridos com recursos do CNPq, através do projeto desenvolvido pelo professor Werther. Os resultados têm sido, de fato, expressivos. Os medalhistas de bronze de 2016 já haviam conquistado o prêmio de melhor equipe estreante no ano passado e terminado na quarta posição geral.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal