• Olhos do mundo se voltam a Criciúma com passagem da Tocha Olímpica

    Chama acesa na Grécia no dia 21 de abril chegou ao Sul de Santa Catarina neste sábado (9)

Olhos do mundo se voltam a Criciúma com passagem da Tocha Olímpica

11 Jul, 2016 09:42:48 - Esporte

Criciúma (SC)

Nem mesmo a chuva e o frio intenso que chegaram a Criciúma neste sábado (9) atrapalharam o dia histórico para a cidade. A Chama Olímpica dos Jogos Rio 2016, que foi acesa na Grécia no dia 21 de abril, chegou ao maior município do Sul Catarinense por volta das 19 horas e iniciou o seu trajeto no Paço Municipal Marcos Rovaris. O primeiro condutor da tocha olímpica foi o ex-prefeito da cidade e atual presidente de honra da Satc, Ruy Hülse. “Estou bastante emocionado. A Tocha Olímpica é um símbolo das Olimpíadas e gostaria de dividir essa honraria com o povo de Criciúma, porque eu fui escolhido pela prefeitura. Para a cidade é muito importante a promoção do nosso município para todo o país, não só para o país, mas para o mundo.  Porque um evento como esse, quando vai acontecer de novo no Brasil? Não sabemos. É um momento inédito que nós devemos participar com todo empenho e toda a emoção”, fala Ruy Hülse.

Durante os seus seis quilômetros de percurso, a tocha passou pelas mãos de 30 condutores que foram anteriormente escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional, pelos patrocinadores dos jogos e pelo Governo Municipal. “Foi muito gratificante poder carregar a tocha olímpica e representar milhares de criciumenses e milhões de brasileiros. Estava muito nervosa antes do evento, mas quando peguei a tocha, passou tudo”, relata a condutora Hellen Albino de Souza.

O público também não decepcionou e se posicionou nas ruas para receber a Chama Olímpica. “Estou ansioso e muito contente por presenciar esse momento. Vai ficar marcado na história da nossa geração, eu tenho orgulho disso. Trouxe até a minha bandeira do Brasil", disse o aposentado Vilmar da Rosa. “É um momento único e a minha filha precisa vivenciar. Ela está muito animada e só falando na tocha olímpica. A cidade toda deveria celebrar este evento que é histórico. Nós estamos sempre reclamando que não existem iniciativas, então é nossa obrigação participar”, falou Ketti Paes, mãe da Maria Julia, de três anos. “O esporte faz parte das nossas vidas e poder presenciar a passagem da Tocha Olímpica foi muito importante para mim, pois é uma coisa única”, comenta o ceramista, Anoel Alexandre, que aguardou a chegada do comboio no Parque das Nações, local onde Marcelo Greuel, ciclista olímpico, teve a responsabilidade de acender a pira olímpica e encerrar as festividades do dia em Criciúma. “Pensei que já tinha passado tudo na minha vida. Participei de campeonatos mundiais, mas nada pode ser comparado. Carregar a tocha foi muito emocionante, uma experiência mágica. Criciúma, mais uma vez, foi hospitaleira e nos recebeu de braços abertos. Quando soube que seria nesta cidade não tive dúvidas de que seria maravilhosa. Estar aqui e participar deste momento é muito gratificante, pois dediquei toda a minha vida ao esporte. Recebi o convite do Comitê Olímpico e da Prefeitura e fiquei emocionado”, comentou Greuel minutos após o acendimento da pira. 

Dia de festa

O grande momento do sábado foi o revezamento, porém a festa começou bem mais cedo, com apresentações artísticas no Parque das Nações. Já no Paço Municipal, um monumento em homenagem à passagem da chama foi descerrado e eterniza o momento. “Criciúma foi uma das cinco cidades catarinenses escolhidas para receber a celebração da tocha olímpica e esse é um orgulho muito grande para nós. A festa foi linda, toda a organização está de parabéns”, afirmou a primeira-dama da cidade, Bebel Búrigo. “A nossa equipe está se organizando para esse evento há praticamente um ano, e valeu muito a pena. A sensação é de dever cumprido. Parabéns a todos que se empenharam para que o revezamento da Tocha Olímpica em Criciúma fosse um sucesso”, declarou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Renato Valvassori. 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal