• Oito dicas para mandar bem na redação

Oito dicas para mandar bem na redação

04 Jul, 2018 10:44:59 - Educação

Joaçaba (SC)

À medida que o segundo semestre se aproxima, crescem as expectativas e se intensificam os preparativos para os vestibulares que acontecerão não só na reta final de 2018 - novembro e dezembro -, mas também em meados de julho.

Com o objetivo de ajudar os jovens de Joaçaba que querem ingressar na faculdade, a professora de português do Colégio Marista Frei Rogério, Nilda da Graça Ouriques Dantas, preparou uma série de dicas que farão toda a diferença no treino para uma das etapas mais temidas por alguns dos vestibulandos: a redação.

1. Informe-se

Só escreve bem quem está informado, portanto, esteja inteirado, diariamente, sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, de interesse geral. Antes da prova, ao longo do período de preparo, leia portais de notícias, jornais, assista a debates, etc.

2. Concentre-se

No dia da prova, fique atento ao tema proposto e aos textos base. Não se  esqueça  de  que os  textos  são apenas referências e motivadores, por isso, não os copie

3. Direcione-se ao tema

Todo o texto gira em  torno  do  tema  central. Ao ler a  proposta  observe  se  não  há  um  enfoque  específico  como  aqueles  que  pedem  causas,  efeitos e caminhos.

4. Elabore o roteiro

Ao ler a proposta prepare um roteiro que tenha motivos, consequências e alternativas, ou soluções. Faça com muita atenção para não perder tempo  depois. Quem se  organiza  no  roteiro, não  foge  do  tema.

5. Divida a estrutura do texto

Essa dica poderá ajudar muito no dia da prova, mas é fundamental que você a utilize durante o período de estudos, para treinar.

* Até 6 linhas na introdução;
* Até 8  linhas no desenvolvimento;
* Até 6 linhas na conclusão;
* Use períodos  curtos, eles facilitam  o entendimento.

5. Utilize a interdisciplinaridade

Sugere-se uma disciplina na introdução para poder contextualizar o tema, e outra no desenvolvimento.

6. Introdução (o quê)

A introdução abre o texto.  Aqui você diz o que abordará no seu texto. Deve conter, no caso do Enem: Contexto+ tema + tese. Já nos vestibulares é composto de apresentação do tema + tese.

7. Desenvolvimento

No desenvolvimento é onde o autor justifica, explica, analisa, faz analogias e comparações. Não se esqueça de que fato não é opinião. Deve ser composto por um tópico frasal + ampliação da ideia. Na ampliação exponha tudo que justifique o seu ponto de  vista.

Utilize conectivos para “ligar” suas ideias. Todo parágrafo deve ser “fechado”.

8. Conclusão

Desfecho do texto. Alguns vestibulares permitem proposta de intervenção; outros, só retomada da tese. Para o Enem utilize proposta de intervenção e para os vestibulares, use a retomada de tese.

Sobre o Colégio Marista Frei Rogério

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Frei Rogério, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de 75 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Joaçaba (SC), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 775 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança