• Oito décadas de um neuropediatra são eternizadas pela Unisul

Oito décadas de um neuropediatra são eternizadas pela Unisul

08 Ago, 2017 15:10:34 - Educação

Florianópolis (SC)

As histórias fantásticas de uma trajetória exemplar e a expressão da felicidade que o professor e neuropediatra do curso de Medicina da Unisul, Alvaro José de Oliveira, construiu há oito décadas, com a tenacidade e destemor de um grande médico, foram eternizadas pela Editora Unisul. Mais do que uma autobiografia de um avançado neuropediatra, profissional de ideias férteis, o livro ‘A Felicidade do pediatra da inovação’ evidencia a capacidade de superação dos indivíduos e a relevância no avanço do ensino médico para a humanização da assistência às crianças com necessidades especiais.

A publicação do Dr. Álvaro está recheada de narrativas que resumem a vida, o espírito sacerdotal e os desafios do cidadão, do médico, do professor e de um sujeito que não teve medo de construir a sua felicidade e de investir tempo e conhecimento em sua profissão, cujos alicerces ajudaram a transformar a cultura da pediatria nacional e de milhares de crianças com necessidades especiais, a exemplo de sua filha Kika.

Para o professor João Ghizzo Filho, coordenador do curso de Medicina da Unisul, do Campus Grande Florianópolis, o neuropediatra é um exemplo de que quando o ser humano é feliz, ele está em harmonia consigo mesmo e com os outros. “A felicidade faz parte da própria essência do ser humano. Professor Álvaro proporciona ao curso de medicina, aos colegas docentes e aos alunos, uma visão multidisciplinar, com a consciência de que a medicina precisa da integração e da versatilidade para abreviar respostas aos desafios que surgem constantemente”. Para o coordenador do curso de Medicina, o professor Álvaro apostou na formação de novas gerações de médicos, aguçando suas consciências e na necessidade de humanizar a profissão (identificar-se com a família do paciente): “somos eternamente gratos ao Dr. Alvaro pelas suas lições de médico inteligente e de um incansável professor humilde em ouvir, aprender e sugerir”, sublinhou.

Inúmeros amigos, familiares e autoridades estiveram presentes, dentre os quais, os professores Mauri Luiz Heerdt, Reitor da Unisul, Murilo Ronald Capella, Secretário Adjunto da Saúde do Estado de Santa Catarina, e Nelson Grisard, Presidente do Conselho Regional de Medicina, além do ex-Reitor da Unisul e ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Prof. Gerson Luiz Joner da Silveira, da Sra. Alice Kuerten, representando o Instituto Guga Kuerten, e das representações da Associação Catarinense de Medicina e da Fundação Catarinense de Cultura.

O professor Mauri Luiz Heerdt reiterou em seu pronunciamento o orgulho para a Unisul no registro dessas oito décadas da trajetória do Dr. Alvaro e, especialmente, ao retratar a peculiaridade de quem jamais teve dúvidas sobre a direção e o caminho da felicidade (a sua e a dos seus pacientes). “Dr. Álvaro nos ensina (e ensina a todos ao seu redor) que é possível renascermos e inovarmos em inúmeros momentos de sua vida e, sobretudo, de que cada um de nós é especial em sua singularidade; todo ser humano é único, capaz e especial no sentido mais amplo da palavra”, destacou.

Em sua fala, o homenageado da noite declarou sua paixão pela docência e que o segredo do seu rejuvenescimento está na convivência com os seus alunos e colegas professores e médicos. “O nosso curso de medicina da Unisul é muito sólido e especial. Cumprimento o nosso Reitor, juntamente com seus ex-reitores, pela pujança da nossa universidade no que tange ao crescimento físico e científico em todos os sentidos. Meus alunos cada dia me surpreendem mostrando que está surgi no um brasil novo mais tolerante e competente para lidar com o preconceito e implantar inovações. Sempre quis morrer em plena docência e o que obtive até agora foi mais vida”, finalizou, emocionando os presentes sob um coro de aplausos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança