• Espaço já recebeu mais de 20 mil pessoas desde a fundação

Oikos: 15 anos sendo a ponte para o autoconhecimento

02 Ago, 2016 09:58:21 - Variedades

Criciúma (SC)

O Oikos Lar de Encontros, localizado em Criciúma, completa neste ano de 2016 15 anos de fundação. A instituição está localizada em um terreno que apresentava um cenário de exploração e destruição, hoje transformado em um lugar com ideais de sustentabilidade e princípios que buscam e oferecem alternativas para o autoconhecimento corporal, mental, e espiritual.

Desde 2002, quando realizado o primeiro evento, o Oikos tem recebido pessoas do país inteiro tanto para ministrar e facilitar atividades, como para participar dos encontros. Em todo esse tempo, estima-se que pelo menos 20 mil pessoas já tenham passado pelo lugar.

Um sonho que virou realidade

Descontente com o estilo de vida que levava, há quase 20 anos, o jornalista e psicólogo Mhanoel Mendes, era proprietário de uma empresa de publicidade, e buscava uma mudança de vida que o trouxesse mais que dinheiro e reconhecimento profissional.

Mhanoel vendeu sua empresa em troca de uma vida mais simples, longe da movimentação da cidade grande, com propósito de também ajudar outras pessoas que estivem nessa mesma busca.

“Tinha uma contradição interna muito grande. Eu percebia que eu não estava bem, não me sentia bem. Mas eu não sabia o que era, levei anos pra admitir isso. Não queria mais seguir aquele padrão de normalidade, e pensei em abrir um espaço onde servisse de ponte para as pessoas que quisessem se buscar e ao mesmo tempo eu também me buscar”, conta.

Ponte para o autoconhecimento

Hoje o Oikos é um ponto de encontro para aqueles que buscam se entender ainda mais como ser humano que segue uma linha de ética, respeito às pessoas, animais, natureza e espiritualidade.

Sem nenhum alinhamento religioso ou filosófica, a instituição realiza diversos eventos voltados ao autoconhecimento do corpo, da psique e da energia. Dentre eles estão psicologia, as práticas de Yôga, meditação, astrologia, leitura da aura, terapia reencarnacionista com regressão terapêutica, psicoterapia, palestras, caminhadas, retiros e estudos.

“Servimos de ponte e mostramos um espelho, sem dizer o que é certo e o que é errado, e a pessoa decide o que ela é”, finaliza Manoel.

Estrutura e cuidadores

Uma família de um casal (Mhanoel e sua esposa De Wotmeyer) de duas jovens (Giulia, 18 anos, e Gabriela, 13 anos) são os moradores fixos do Oikos, e moram em uma residência simples e aconchegante no local, o Lar dos Cuidadores. Além dessa casa, o Oikos também conta com outras estruturas como o Lar de Encontros, Lar de Alimentação, Lar de Descanso (Guerreiro e da Mestra), Lar dos Animais, Lar das Ferramentas, Lar de meditação, Lar na Árvore, além de quase 1,5 quilômetro de trilhas, seis açudes, campo, muitas árvores, flores e pássaros.

Agenda comemorativa

Neste ano, em comemoração aos 15 anos, o Oikos está com uma agenda especial, com diversos eventos comemorativos. Dentre eles o baile 15 anos do Oikos - Roda de dança circular com Cristiane Silveira de Souza, confirmado para esta sexta-feira, 5 de agosto. Dia 26 de agosto, a partir das 20h Noite de Caldos, Cremes e Arte, com projeto Om de Imbituba, poesias de 15 anos do Oikos com João Marino e seus amigos. Dia 24 de setembro a XXX Caminhada das estacoes, onde os caminhantes vão, cada um sair de suas casas e se dirigirem ao Oikos, onde haverá uma grande confraternização. Dia 23 de outubro haverá um DomingOikos especial de aniversario, dia 6 de novembro, meditacao no Parque das Nacoes, e, ainda se data definida, lancamento do livro A ultima grande esperança?, primeira obra de ficção de Mhanoel Mendes


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança