• Oficinas de Educação Ambiental retornam à BR-101

Oficinas de Educação Ambiental retornam à BR-101

08 Mar, 2017 17:33:44 - BR-101

Palhoça (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) retorna nesta quinta-feira, 08, à BR-101 Sul catarinense para novas oficinas de Educação Ambiental (EA), para alunos das séries iniciais, ensino fundamental e médio, em escolas lindeiras da rodovia federal. As ações são realizadas desde 2006 pela equipe de Interação Social do consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons, contratado para a Gestão Ambiental das obras de duplicação entre Palhoça (SC) a Osório (RS).

Oito turmas da Escola de Ensino Básico Profª Iracy Vírginia Rodrigues, em Laguna, vão receber noções de meio ambiente, fauna e flora regionais, as mudanças trazidas pela duplicação de pistas e os impactos das obras e informações sobre reciclagem, reaproveitamento e reutilização dos materiais. A equipe de Interação Social do consórcio fez, em janeiro e fevereiro, ações de EA para trabalhadores envolvidos nos trabalhos de conservação das pistas e obras de arte especiais da BR-101. Agora, o conteúdo informativo volta para as salas de aula.

O Programa de Educação Ambiental tem objetivo de desenvolver ações educativas, formuladas através de um processo participativo, visando capacitar e habilitar as camadas da sociedade que de alguma forma interagem com as obras de duplicação. A evolução das informações ambientais transmitidas teve que se adequar aos vários estágios da obra e particularizar para cada comunidade ou escola, nos diferentes trechos da rodovia.

Além da EA, o consórcio também faz ações de segurança para o trânsito. Desde março de 2016 são realizadas oficinas da campanha “Travessia Segura Começa na Escola”, ação desenvolvida principalmente para alunos do ensino médio. A temática é focada para noções de segurança no trânsito das pistas duplicadas, as mudanças trazidas pelas obras nas comunidades lindeiras, segurança para pedestres e a discussão de artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

De 2005 a 2016, foram reunidas 67.012 pessoas em oficinas de Educação Ambiental e de Comunicação Social.  Aos trabalhadores, estudantes, professores e moradores das comunidades lindeiras ao empreendimento, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a equipe repassou informações sobre os projetos socioambientais desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE