• Oficina de tatuagem revela caminhos artísticos alternativos

    Atividade compõe Semana Acadêmica de Artes Visuais e Teatro

Oficina de tatuagem revela caminhos artísticos alternativos

10 Mai, 2018 11:19:43 - Educação

Criciúma (SC)

A tatuagem surgiu como forma de expressão artística, social e religiosa há mais de 3 mil anos. Há vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos ainda na pré-história. Dentre os diversos caminhos que um artista pode percorrer, este é um deles. E para entrar neste mundo, os estudantes dos cursos de Artes Visuais e de Teatro da Unesc participaram de uma oficina na tarde desta quarta-feira (9/5), durante a Semana Acadêmica integrada dos cursos.

A oficina foi realizada por dois estudantes da Unesc:  Lip Wadocha, da quinta fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura, que já tatua há 18 anos e João Luiz Ribeiro Junior, que cursa a quinta fase do curso de Artes Visuais – Bacharelado. Os participantes conheceram a metodologia das máquinas e praticaram em folhas de E.V.A.

Segundo Lip Wadocha, a procura pela oficina foi alta. “Muitos se interessam pela arte, e o mais interessante é a troca de conhecimentos. Hoje participei de uma oficina com um professor que agora está aqui, aprendendo comigo. São oportunidades de crescimento muito grandes”, ressaltou o tatuador, que comenta ainda sobre o amor pela profissão. “Durante as seções de tatuagem eu conheço meus clientes, tenho uma troca muito rica com eles”, comentou.

Para o aluno João Luiz Ribeiro Junior, trazer a arte da tatuagem para dentro da Universidade é um espaço de suma importância. “Eu entrei na Unesc em busca de uma formação artística, que pudesse contribuir para a minha profissão como tatuador. Ver a oficina ocorrendo dentro dos muros da Universidade é uma conquista, principalmente por conta do apoio recebido pelos nossos professores”, ressaltou.

A coordenadora dos cursos de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato, também ressaltou a escolha da oficina, que foi feita pelos próprios estudantes. “A tatuagem faz parte do campo da arte contemporânea. Ela se encaixa na “body art”, uma forma de manifestação que engloba performance e pintura corporal, a tatuagem está neste campo. Nossos acadêmicos são próximos a essa linguagem, e a Unesc, como Universidade é o espaço ideal para abrir espaços que possam debater tais questões”, comentou.


Semana Acadêmica

A Semana Acadêmica dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc ocorre até sexta-feira (11/5). “ A importância da formação do artista visual, do ator, do professor, do  professor/artista, assim como os debates propostos e as experiências criadas nas oficinas oferecidas no evento, agregam no sentido de avanços na discussão sobre os lugares em que os profissionais da área da arte podem atuar”, ressalta Aurélia.

Além da oficina de Introdução à Tatuagem”, os alunos também participaram de atividades com as temáticas: Criação de Personagens, Introdução ao Lettering, Colagem, Maquiagem Artística, DanceHall e Perna de Pau. As oficinas são ministradas por alunos, professores e egressos dos cursos, além de profissionais do campo artístico.

O encontro finaliza com a socialização de experiências dos egressos em uma roda de conversas que ocorre nesta sexta-feira (11/05). O evento faz parte da comemoração dos 48 anos do Curso de Artes Visuais e da parceria criada com o Curso de Teatro, buscando promover experiências de troca e aprendizado.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança