• Oficina de papel reciclado estimula reuso de materiais

    Atividade foi realizada com alunos Contim Portella

Oficina de papel reciclado estimula reuso de materiais

24 Out, 2016 13:42:32 - Educação

Criciúma (SC)

Estimular o reuso de materiais para a adoção de práticas mais conscientes em relação aos cuidados com o meio ambiente. Este é o objetivo principal da oficina de papel realizada com alunos da Escola de Ensino Fundamental José Contim Portella, do Bairro São Sebastião, em Criciúma. A atividade compreende mais uma ação do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na escola José Contim Portella, Criciúma, SC: fortalecimento dos processos de Ecoformação e sua ampliação para a comunidade do entorno”. Iniciativa que integra o Território Paulo Freire, programa institucional da Universidade, desenvolvido em 11 bairros na região da Grande Santa Luzia.


Na oficina, os alunos aprendem o processo de produção de papel artesanal, que é muito simples – o papel, preferencialmente os menos rígidos, são picados e moídos com água em liquidificador, ganhando forma numa tela. “Com esta atividade, podemos estimular nossos alunos a repensarem sobre o descarte adequado de papel e o seu reaproveitamento”, afirmou a professora Alessandra Rodrigues Cardoso. Responsável pela disciplina de Artes, ao lado das colegas Maiara de Souza, Eliana Guimarães Barth e Ângela Cristina Matias, ela pretende desenvolver uma cartilha sobre coleta seletiva de resíduos e de reaproveitamento do papel.

Antes desta oficina, todos os alunos da escola – da Educação Infantil às séries iniciais do Ensino Fundamentais, aproximadamente 500 crianças receberam informações sobre coleta seletiva, por meio de palestra realizada no mês de setembro. A equipe extensionista é composta pelos bolsistas Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) e professores José Carlos Virtuoso (coordenador) e Gustavo Dembler Zambrano. A atividade desta segunda-feira, prevista para os dois períodos, tem a orientação da acadêmica de Artes Visuais Maria Cristina Pacheco.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE