Oficina de informática beneficia migrantes e refugiados

10 Set, 2018 16:56:03 - Educação

Tubarão (SC) 

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Informática para Migrantes e Refugiados. As aulas iniciam-se no próximo dia 12 de setembro e vão até o dia 28 de novembro, todas as quartas-feiras, no Laboratório de Multimídia 03, do Bloco Pedagógico, da Unisul Campus Tubarão, sempre das 16h45min às 18h30min. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem certificação ao final da oficina. O curso visa a inserção social e integração de migrantes na região de Tubarão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: acolhidaaomigrante@gmail.com.

Segundo a coordenadora do Projeto Acolhida ao Migrante, Carla Borba, o curso vem ao encontro da essência da Unisul, uma Universidade comunitária. “Quando pensamos na migração, nas questões que envolvem a inserção social na comunidade que o recebe, uma das questões mais importantes são as questões ligadas ao trabalho. O migrante precisa ter acesso a condições de permanência com dignidade, não basta apenas sobreviver”, comenta.

O projeto será fomentado pelo Artigo 171 – Pesquisa e Extensão. Com isto, será possível a participação de duas acadêmicas bolsistas, que ministrarão as aulas, e também acadêmicos voluntários. Para a coordenadora do Curso de Inclusão Digital da Unisul, os conteúdos das aulas serão diferenciados, voltados para a inclusão dos migrantes no mercado de trabalho. “É um projeto de pesquisa e extensão, que tem um conteúdo diferenciado, que pretende melhorar a qualidade de vida, a empregabilidade e a colocação do migrante no mercado de trabalho. Abordaremos questões voltadas a esse mundo”, afirma.

O Acolhida

O Projeto Acolhida ao Migrante, criado em 2014, visa auxiliar migrantes internacionais ou refugiados residentes na nossa região em questões que envolvem inserção social, integração cultural, dentro de um viés de emancipação humana. A iniciativa surgiu no Curso de Relações Internacionais da Unisul. É um projeto que envolve professores, alunos e comunidade externa, através de diversas parcerias, e desenvolve atividades ligadas ao mundo do trabalho, assessoria jurídica, assessoria na área da saúde, atividades de integração cultural e desportivas. Aula de Língua Portuguesa para os migrantes é a atividade central do Projeto.

O curso é promovido pelo Curso de Inclusão Digital da Unisul em parceria com o Projeto Acolhida ao Migrante. Mais informações pelo e-mail: acolhidaaomigrante@gmail.com ou pelo WhatsApp (48) 99906-2002.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO UNISUL 

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança