• Oeste consolida turismo rural oeste catarinense

Oeste consolida turismo rural oeste catarinense

10 Fev, 2017 15:56:32 - Geral

Chapecó (SC)


Desfrutar de paz e tranquilidade, apreciar paisagem exuberante e se alimentar de forma saudável são alguns dos atrativos oferecidos pela Rota de Turismo Rural no oeste catarinense. O Sebrae/SC é parceiro de algumas iniciativas por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), que possibilitou aproveitar as potencialidades naturais para oferecer novas opções de lazer e promover o desenvolvimento local e regional.   


O DET com foco para a área de turismo rural estimula os produtores a investir em qualidade nos produtos e serviços, o que gera desenvolvimento, atrai pessoas e promove a valorização das famílias rurais e agroindustriais. Também é uma forma de incentivar o jovem a permanecer na propriedade e dar continuidade ao histórico da família.


Um dos grandes potenciais turísticos da região é o Vale das Águas, compostopor 26 municípios. Um dos destaques é a cachoeira Salto Saudades, em Quilombo, formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó. O local fica a cerca de 20 km do centro da cidade. A Rota Turística Saberes e Sabores no Vale das Borboletas, em Seara, e a Rota de Caminhos da Conquista, de Abelardo Luz, também chamam a atenção pelo aconchego, tranquilidade, conforto e belezas naturais.


O vice-prefeito de Quilombo, Jackson Castelli, realça que o turismo é uma das mais novas apostas do município. “Temos grandes riquezas como as Águas Termais, o Salto Saudades, a agricultura familiar. Já recebemos bastante turistas, mas não temos dúvidas de que, nas próximas décadas, Quilombo será um dos municípios mais procurados na área de turismo no oeste de SC”.


De acordo com o vice-prefeito, o Sebrae/SC foi essencial para obter os expressivos resultados. “As riquezas naturais e os produtos, nós tínhamos, mas sem o projeto, talvez estivéssemos na mesma proporção de desenvolvimento. O Sebrae nos abriu horizontes e, hoje, Quilombo passa a ser viável economicamente, tanto no turismo, quanto na produção de mel e outros segmentos como vinho, por exemplo”.


Lindomar Cosmann é proprietário do Eco Sítio Lindo, uma das cinco propriedades que integra a Rota Turística Saberes e Sabores no Vale das Borboletas,em Seara. Lá, os visitantes desfrutam de um dia em meio a tranquilidade e à beleza da propriedade e podem degustar  frutas, geleias, sucos naturais, vinho orgânico, entre outros produtos oferecidos no café colonial. “O Sebrae apareceu para salvar e concretizar a ideia que existia há muito tempo na região, mas que sozinhos, não teríamos condições de conquistar o que temos hoje. Esperamos dar continuidade neste projeto que é a semente e fortalecer esse trabalho”. 


O DET visa promover o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local. São beneficiados empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, empresários e produtores rurais. “Além da área de turismo que obteve resultados expressivos, atendemos projetos em diversos segmentos e estamos atingindo nosso objetivo de dinamizar a economia regional com aproveitamento das potencialidades locais”, avalia a gestora local do programa Marieli Aline Musskopf.


Os potenciais turísticos do oeste e demais projetos do DET foram apresentados, recentemente, no espaço do DET, na 19ª edição do Itaipu Rural Show, promovida pela Cooper Itaipu, em Pinhalzinho.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE