• ODS na Prática, do Comitê Criciúma, movimenta região nesta semana

ODS na Prática, do Comitê Criciúma, movimenta região nesta semana

20 Set, 2021 17:45:41 - Geral

Criciúma (SC)

Palestras, plantio de árvores, distribuição de mudas, lives e outras campanhas devem marcar a Semana ODS na Prática, dos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. A programação iniciou nesta segunda-feira, 20, e segue até sábado, 25, movimentando empresas, instituições de ensino e organizações da região. A abertura e a apresentação das atividades aconteceram neste início de semana, em evento para a imprensa e signatários, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Além da apresentação do cronograma de ações, também foi realizado o lançamento do site Observatório ODS 2030 (www.observatorioods.satc.edu.br), abrangendo municípios da Região Carbonífera e Vale do Araranguá, elaborado pela SATC em parceria com o Comitê. Foi apresentada, ainda, a campanha de coleta de tampas, por meio do Projeto Caixa Solidária.

O vice-presidente da Acic, Valcir José Zanette, afirma que o ODS é motivo de muito orgulho. “Trata-se de um movimento que integra todas as esferas da sociedade para um objetivo em comum: a união para a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável”, explica. Segundo ele, a Semana ODS na Prática é uma oportunidade para que todos conheçam o que está sendo feito na região. “Que possamos acompanhar a realização das ações, aprender com os exemplos e implantar o ODS em nossos dias”, disse.

A coordenadora geral do Comitê ODS de Criciúma, Regina Freitas Fernandes, ressalta a importância da Semana ODS na Prática. “É o momento dos signatários mostrarem o que está sendo feito para colocar os ODS em prática e mostrar para a sociedade em geral que cada um pode fazer parte desse Movimento e juntos construirmos um mundo melhor”, sublinha.

Semana ODS na Prática

A Semana ODS na Prática acontece de 20 a 25 de setembro, de forma presencial e on-line, nas cidades onde há comitês locais e/ou signatários. Trata-se de uma ação coordenada pelos Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas dos signatários relacionadas aos ODS. O ODS na Prática iniciou em 2019 e é realizado sempre na última semana de setembro, em vários países, em comemoração à assinatura do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030”.

ODS em Santa Catarina

Atualmente, em Santa Catarina são, aproximadamente, 900 signatários, distribuídos em 77 municípios e articulados em 14 comitês, representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. O Comitê ODS Criciúma é composto por 56 signatários.


Programação

Segunda-feira, dia 20/09

- Abadeus: 9 horas, live de lançamento da Campanha “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, destacando a importância do recolhimento de lixo eletrônico.
- Rádio Cidade em Dia: 12h30, programa especial com a participação de signatários, falando da integração nos ODS e das ações desenvolvidas.
- Fundação de Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave): plantio de árvores nativas na área de Preservação do Rio Mãe Luzia.

Terça-feira, dia 21/09

- Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri): das 9 às 16 horas, ações relacionadas ao Dia da Árvore na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma.
- Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda: doação de mudas de eucalipto melífero para os apicultores que fazem parte da Associação de Apicultores de Içara.
- Librelato Implementos Rodoviários: plantio e distribuição de mudas de árvores na própria empresa e também em entidades parceiras, como Hospital São José, Bairro da Juventude, Colégio Marista, SATC e outros.

- Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda: 13h30, palestra “Carvão Mineral, processo de extração, sustentabilidade e os ODS”, na Escola Professora Maria Brogni, em Treviso. A empresa também distribuirá mudas de árvores nativas aos estudantes.
- Colégio Marista: 17 horas, campanha “Adote uma árvore”, em parceria com a Librelato. A instituição de ensino doará mudas nativas para famílias e colaboradores.
- Coopera: 19 horas, na Coopera, em Forquilhinha, a palestra “Como construir hábitos para consumo consciente”, com Letícia Zanini.

Quarta-feira, dia 22/09

- Abadeus: 14 horas, palestra “Conscientização para o descarte correto de lixo eletrônico”. O assunto será pauta de conversa com os alunos da instituição.

Quinta-feira, dia 23/09

- Instituto Felinos do Aguaí: campanha de vacinação gratuita de animais domésticos. A ação será realizada em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) e acontecerá na Praça de Treviso, das 8 às 16 horas.
- ACIC: plantio de mudas, às 16h30 na sede da entidade, com os colaboradores da Associação.
- SATC: ação junto aos alunos dos cursos técnicos, durante a tarde, voltada ao plantio de árvores, também em parceria com a Librelato.

Sexta-feira, dia 24/09

- Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha (Fundaf): distribuição de mudas nativas. A ação, em parceria com a Librelato, acontecerá das 9 às 16 horas, na Rua Coberta, bem no centro do município.
- Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) e Vanelise Confecções: distribuição de mudas de árvores nativas. Das 7 às 13 horas, no Distrito de Caravaggio, ao lado do salão de festas.

Sábado, dia 25/09

- Vanelise Confecções: “Pedalada ambiental”. A ação envolverá a comunidade, sairá da Praça de Nova Veneza, às 8 horas, e seguirá até a comunidade de São Bento Alto.
- Alguns signatários do Comitê ODS Criciúma também estarão na Praça Nereu Ramos, das 9 às 11 horas, apresentando seus cases.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE