• Observatório Social apresenta prestação de contas

Observatório Social apresenta prestação de contas

21 Mar, 2017 13:44:00 - Geral

Chapecó (SC)

Com a participação de empresários e da sociedade chapecoense, o Observatório Social (OS) de Chapecó apresentou na última semana o 2º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas, referente aos meses de setembro a dezembro de 2016. De acordo com o presidente da entidade, Armelindo Carraro, essa é uma maneira de informar a comunidade com transparência sobre as atividades desenvolvidas no período.

Entre as ações desenvolvidas no quadrimestre estiveram a apresentação do OS para a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste (AEAO), para a presidência, diretoria e conselheiros do Sicoob MaxiCrédito e para os servidores do Setor de Fiscalização e Obras da prefeitura de Chapecó, o que totaliza 25 apresentações realizadas até esta data com o intuito de divulgar a estrutura e os objetivos da entidade. Também ocorreu a segunda capacitação para a Comissão de Licitações e a primeira capacitação de licitações para empresários.

Fruto da iniciativa de representantes da sociedade civil organizada, o Observatório Social de Chapecó tem como objetivo estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos. A entidade é apartidária sem fins lucrativos. “Monitoramos os gastos do município, em favor da transparência e melhoria na qualidade da aplicação dos recursos arrecadados por meio de tributos, minimizando as possibilidades de desvios dos recursos públicos em função de deficiência na gestão ou por meio de atos de corrupção”, explicou Carraro.

O OS de Chapecó foi fundado em junho de 2015 e iniciou as atividades em maio de 2016 com 33 voluntários. Atualmente, possui 67 voluntários. Desde então, assinou seis termos de cooperação, acompanhou 41 processos licitatórios e emitiu 82 ofícios com pedidos de esclarecimentos e informações sobre os mais diversos assuntos, dentre eles concursos públicos, editais, contratos de terceirizações, concessões, imóveis locados pela prefeitura, pedido de informações sobre cargos de confiança e comissionados, sobre a rede municipal de ensino, além de outras recomendações ao prefeito, entre outros.

Planejamento

Desde o início das atividades no município, o Observatório Social elaborou metas para curto, médio e longo prazos e reuniu-se com comissões de trabalho para a definição de plano de ações específicas. Até o fim de janeiro deste ano foram promovidas 21 reuniões ordinárias semanais sempre nas sextas-feiras na sede da entidade. Também foram feitas ações de conscientização, como a “Campanha Voto Consciente” e a “Campanha de conscientização para o exercício da Cidadania” que teve intenção de despertar o espírito de cidadania dos eleitores com o slogan “Você Elege – Você Paga – Você Fiscaliza”. Um chamamento para que o cidadão acesse e acompanhe nos portais da prefeitura e da Câmara de Vereadores onde e como está sendo gasto o dinheiro dos impostos. Essa ação pretende despertar o cidadão para que exerça o seu legítimo direito de observar, denunciar, se manifestar, sugerir e, acima de tudo, cobrar do gestor público mais eficiência e transparência.

A rede OSB, que se notabiliza por ser a maior Rede em Articulação da Sociedade Civil,está presente em mais de 120 cidades em 19 Estados brasileiros. Possui mais de 3 mil voluntários envolvidos e mais de 100 mil empresas cadastradas no sistema de divulgação de editais de licitação. O presidente do OS Chapecó explicou que os OS reúnem o maior número de pessoas de todos os segmentos para atuar de forma organizada valendo-se de uma metodologia padronizada de monitoramento da gestão pública que contempla o acompanhamento dos gastos públicos e, em especial, dos editais de compra até a entrega do produto ou serviço.

Em Chapecó, a entidade é mantida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM), SOMAR, além de voluntários e conta com o apoio da Unoesc, Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) e Unochapecó.

Seja um voluntário

Qualquer cidadão, entidade, empresa e clubes de serviço podem ser voluntários do Observatório Social. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (49) 3328-8812, pelo e-mail chapeco@osbrasil.org.br ou site www.oschapeco.org.br. O OS Chapecó está localizado na avenida Getúlio Vargas, 1748N, no Centro, no Espaço Coworking do Condomínio Cesec, Sala 3.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal