• Observatório de Desenvolvimento e Inovação da Unesc trabalham na análise de cenários

Observatório de Desenvolvimento e Inovação da Unesc trabalham na análise de cenários

08 Jun, 2020 19:54:39 - Educação

Criciúma (SC)

Instalado no início de 2020 e em atuação desde então, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc desempenha importante papel já no início de suas atividades. Isso porque o grupo de profissionais envolvidos no projeto trabalha com a análise e coleta de dados primordiais para a correta avaliação do cenário socioeconômico diante da pandemia e as possibilidades para o período posterior à Covid-19.

Entre os dados nos quais o grupo está debruçado estão os números voltados à geração de empregos em 2020. Conforme um dos coordenadores do Observatório, professor Thiago Rocha Fabris, os dados do período analisado de janeiro a abril mostram que todos os setores, com exceção da agropecuária, tiveram mais desligamentos do que admissões. “Temos observado saldos negativos, portanto, nos setores de comércio, construção, indústria geral e serviços. Os números apontam que esses setores realizaram mais desligamentos que contratações, o saldo negativo varia de 21,8 mil a mais de 342 mil empregos”, explica.

Tais números demonstram, conforme Thiago, o panorama da economia brasileira como um todo nesse período. “No país, o saldo negativo é de pouco mais de 763 mil vagas, sendo o Sudeste a região com maiores índices. Em termos percentuais de perda de emprego, utilizando o estoque total de emprego como base de cálculo, o Brasil fechou 1,97% das vagas formais”, completa.

Amesc e Amrec

No Sul de Santa Catarina os números também mostram saldos bastante negativos. Conforme os dados levantados pelo observatório, na região da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) o mês de abril apresentou um saldo negativo entre desligamentos e contratações de 1.052 vagas. Antes de a pandemia atingir em cheio a sociedade e a economia, no entanto, os dados eram melhores. Em março o saldo negativo era de 25 empregos, e em janeiro e fevereiro os vinham positivos, com 412 e 512 vagas abertas no balanço total.

Na Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) o balanço negativo não é diferente, porém traz dados ainda mais significativos. Enquanto em janeiro, fevereiro e março a média entre carteiras assinadas e demissões era de 1.452, 1467 e 277, respectivamente, em abril o declínio foi expressivo e atingiu o saldo negativo de 3.441 vagas.

Mais uma linha de atuação

Apesar de levantarem dados negativos, as análises de tais cenários se fazem importantes para a definição de estratégias embasadas para a recuperação da economia de forma geral. A instalação e o trabalho do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, conforme a reitora da Universidade, fortalecem ainda mais o papel comunitário da Instituição. “Esse será mais um braço, dentre tantos outros já ativos, na nossa luta pela comunidade. O grupo tem a expertise da ciência para ajudar na prática. Se esse trabalho já era importante, daqui para frente será ainda mais, algo fundamental”, salienta.

O Observatório será lançado de forma oficial nesta quarta-feira (10/6) no segundo webinar da campanha “O Sul do Estado Pós-pandemia – Prontos para recomeçar hoje”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE