Obras do Canal Auxiliar desviam curso do Rio Criciúma
Criciúma (SC)
A segunda etapa das obras de prolongamento do Canal Auxiliar do Rio Criciúma, iniciadas há duas semanas, seguem em ritmo acelerado. Quem trafega próximo à rua Vitório Serafim, no Centro, se depara com os trabalhadores da empresa Setep Construções S.A. escavando a área que servirá de desvio do curso das águas do Rio Criciúma.
Contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o primeiro lote das obras recebeu investimentos de R$ 7,2 milhões, custeados pela Prefeitura de Criciúma e Ministério das Cidades. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo, o desvio do Rio Criciúma é necessário para instalar as galerias de concreto.
“Os trabalhos estão seguindo o cronograma. Em duas semanas, isolamos toda a área e removemos a ponte da rua Vitório Serafim. Já realizamos o desassoreamento e a escavação do primeiro trecho que receberá as caixas que vão permitir que a água continue fluindo normalmente nas curvas do Canal Auxiliar. A obra é complexa e ficará pronta em 18 meses”, explica o secretário.
A instalação das primeiras galerias de concreto no leito do rio deve iniciar já na próxima semana. “As aduelas de concreto vão melhorar o escoamento das águas e adequar nosso sistema pluvial, evitando cheias e, consequentemente, transtornos aos moradores. Em 800 metros de obras, vamos construir travessias nas ruas Araranguá e Wenceslau Braz”, comenta o secretário.
Para iniciar a obra, Administração Municipal formalizou convênio com a Caixa Econômica Federal. “Nossa cidade sofreu bastante com alagamentos e merece uma obra deste porte. A obra gera transtornos temporários, mas garantirá a melhoria do sistema pluvial. Um investimento total de R$ 13 milhões que trará muitos benefícios aos moradores e, por sua vez, mais qualidade de vida”, conta o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.
Primeira etapa do Canal Auxiliar
A primeira etapa das obras de prolongamento do Canal Auxiliar do Rio Criciúma contemplou a região central. As aduelas de concreto foram fixadas entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim, totalizando aproximadamente 1.700 metros de extensão. O canal paralelo ao Rio Criciúma melhorou o escoamento das águas e solucionou alguns dos problemas de alagamentos.